Leads: O que são, por que sua empresa deve gerar e como fazer isso

Se você acabou de criar o seu site, para melhorar a sua Presença Digital e está começando a pensar no caso de investir em Marketing Digital, já deve ter escutado falar em Leads ou Geração de Leads.

Todo pequeno empresário sabe como são valiosos os seus clientes e como não é nada fácil a missão de conseguir novos a todo momento. E por isso, é sempre válido tentar novas estratégias para conseguir atingir o público-alvo, não é mesmo?

Para começar a sua estratégia, é indispensável saber o que é um Lead.

Neste artigo, vamos finalmente te explicar o que são Leads, porque sua empresa precisa gerar e maneiras de fazer isso!

O que é Lead

A palavra Lead ficou muito comum entre as pessoas que trabalham com Marketing Digital, por ser uma parte muito importante para quem investe em Inbound Marketing.

Um Lead é aquele visitante que demonstra determinado interesse em um produto, ou marca. Claramente dizendo, Lead é um Potencial Cliente!

Mas como saber se um visitante é um potencial cliente, um lead?

A diferença entre o visitante e o Lead é bem simples de entender. O visitante é aquele cara que chega em seu site e apenas dá uma olhada no que tem por lá. O visitante se torna Lead, quando desperta interesse por seu conteúdo e disponibiliza seu contato (geralmente de e-mail), seja através do preenchimento de um formulário de contato, em uma landing page ou ao dar os dados para baixar algum conteúdo.

Por que minha empresa precisa gerar Leads

Existem diversas estratégias diferentes de Marketing. Como os Leads são os potenciais clientes, provavelmente você não vai querer que eles fiquem somente sendo uma possibilidade, certo? Você quer clientes para a sua empresa!

Aí está a importância em capturar Leads. Se você não estabelece nenhum tipo de atrativo para o seu visitante, dificilmente ele irá entrar em contato de forma espontânea, a menos que você esteja oferecendo exatamente o que ele quer!

Atraindo seus visitantes e convertendo eles em leads, você cria uma possibilidade maior de ter novos clientes!

 

Maneiras de atrair e nutrir Leads

  • Atrair

Essa etapa consiste em trazer algo que seja interessante para o seu visitante. Desta forma ele despertará interesse pelo seu conteúdo e em troca disso, lhe fornecerá alguns dados. Algumas formas de atrair Leads podem ser através de:

  • Formulário de contato: Seu site precisa de um formulário de contato, para que o visitante possa entrar em contato com você, seja para tirar uma dúvida, ou simplesmente porque se interessou em seu produto ou serviço.
  • Landing Pages: Essas são ótimas iscas para transformar seu visitante em Lead. Você pode produzir algum material interessante e totalmente relacionado à sua marca! Seja um eBook, um Webinar, um infográfico ou até mesmo um vídeo e deixá-lo disponível para download em sua Landing Page!
  • Chat Interativo: Ter um chat interativo no seu website também pode ser muito divertido e atrativo para seus visitantes. Quaisquer dúvida ou interesse pode ser resolvido em tempo real! É uma boa forma de converter Leads.

 

  • Nutrir

Essa etapa acontece quando você já conseguiu transformar seu visitante em Lead. Agora a meta é transformá-lo em cliente! Para isso, é preciso nutrir esses leads, para mantê-los engajados na sua empresa. Como fazer isso?

É bem simples! Se um determinado cliente demonstrou interesse em um material específico, para nutri-lo você precisa enviar e-mails com coisas relacionadas àquele tema. Assim, você possui mais chances de que o lead não perca o interesse na sua empresa. E futuramente, quem sabe, ele possa voltar como cliente?!

 

Conclusão

Não foi difícil entender o que é um lead, foi? Agora que você já sabe o que é, está na hora de botar para quebrar! Converse com alguém que entenda do assunto, para que possa tirar suas dúvidas e te ajudar a bolar uma boa estratégia (nós podemos fazer isso também).

Comece a trabalhar para que seus visitantes não sejam apenas mais um número no seu tráfego, mas quem sabe, novos clientes para a sua lista 😉