Branding: a importância da gestão de uma marca

O que é uma marca? O que faz dela especial? O que diferencia uma marca da outra?

Se você possui uma empresa, seu maior desejo é ser lembrado! Ser usado como referência no que você faz, ter o nome da sua marca na mente das pessoas.

Imagine, que só ao mencionar o nome de sua empresa, ou apenas pelas suas cores, a associação de seu público à sua marca seja automática?!

Parece fantástico, ou até mesmo utópico, não é mesmo? Mas não é!

Com práticas de Branding, uma marca é construída para tornar-se conhecida.

Mas afinal, o que é Branding?

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona essa construção, para te ajudar um com sua empresa.

O que é Branding?

Branding é a gestão de uma marca. Pode ser definido como todas as práticas tomadas para  trazer visibilidade para uma empresa.

Não estamos falando apenas em separar dinheiro para investir em campanhas online ou offline, não é isso!

Estamos falando em visibilidade, tornar-se memorável. Essa é uma consequência que vai ocorrer a partir de pequenas até as ações maiores a  longo prazo.

Aliás, uma marca não se torna memorável da água para o vinho, não é mesmo?

Quem empreende sabe que conseguir clientes e visibilidade não é algo tão fácil assim!

Para isso vem o Branding: a gestão de cada pequeno passo que a empresa der. Seja em suas ações, seja em seu comportamento, posicionamento, elementos sensoriais, entre outros.

O principal objetivo de uma estratégia de Branding é tornar a marca um destaque no mercado o qual ela atua, de forma positiva, isto é, tornando-se memorável, tanto na experiência do consumo direto do seu produto, quando na experiência de estar utilizando a sua marca.

Como funciona a construção de Branding?

A construção do Branding de uma marca se dá a partir da consciência que a marca tem de tornar-se memorável.

Mas como isso pode acontecer? Que tipo de marca pode ser tomada como exemplo de branding?

Vamos dar um exemplo bem simples.

Situação 1: Imagine-se ao acordar um pouco mais cedo para ir ao trabalho. Nisso, você apronta um pouco de café em uma garrafa térmica e leva para ir tomando no caminho.

Situação 2: Imagine-se ao acordar para ir ao trabalho. No caminho, você decide parar em uma padaria próxima, lá você pede por um cafezinho e em seguida, segue para o trabalho.

Situação 3: Imagine-se acordando um pouco atrasado para o trabalho. Você não tem tempo para tomar o habitual cafezinho matinal. Na correria, você passa por um Starbucks, pede um café, que vem em uma embalagem bonitinha, com seu nome, você é rapidamente atendido e vai tomando seu café no caminho.

Das três situações anteriores uma é uma opção barata, outra é uma opção cômoda e outra se chama Branding.

Afinal, por que o sinônimo de rapidez, praticidade, modernidade e sabor para cafés nos remete à Starbucks? Aliás, por que na Situação 2 a “padaria próxima” não foi citada com o nome de sua marca, e para ilustrar a Situação 3 essa citação foi necessária?

Xeque-mate!

A Starbucks é uma empresa que possui boas práticas de Branding. Isto é, gestão da marca para que seu produto não seja apenas o café, mas a experiência de se estar consumindo um produto da Starbucks. Então naquele momento de pressa, na Situação 3 em que você opta por um Starbucks, você não consome apenas o café. Você consome a sua logo, as suas fontes, as suas cores, os seus valores, a sua fama e principalmente, a sua experiência memorável.

Como construir Branding para uma empresa

Quando a gente fala de tornar uma marca lembrada, não é pelo simples fato de querer falar bonitinho. Na sociedade industrial, é natural que haja competitividade, aliás, se você quer vender, você tem que entrar na competição.

A partir do momento que você tem a necessidade de tornar-se autoridade em um assunto, você precisa cumprir com todas as expectativas de seu consumidor, física e ideologicamente.

Uma marca é algo abstrato. O que a compõe, são seus produtos, seus valores, seu estilo gráfico e principalmente a sua construção da percepção do consumidor.

A percepção de quem consome seu produto é muito válida para construir o que a sua empresa é. Aliás, o que você quer vender?

A i22, não desenvolve apenas sites. Nós vendemos valores tecnológicos e praticidade para aqueles que desejam ampliar sua Presença Digital.

A Coca-Cola frisa que ao vender refrigerante, você abre a felicidade. Tal como a Disney não vende entretenimento, mas vende sonhos!

Essa gama de valores reais que são gerados em torno de um símbolo abstrato, que é uma marca que se torna a construção de um bom Branding.

Para conseguir adotar essas práticas é preciso ter determinada educação comportamental com os principais valores equilibrados entre padronização e autenticidade.

Padronização, no conceito de que é preciso que sua marca utilize sempre a mesma paleta de cores, esquema de fontes, mantenha uma linha de escrita, de comportamento, de atendimento e linha de produção. E autenticidade, para que você não seja só mais uma empresa estando ali por estar. É interessante que o seu público enxergue para que você veio, porque você veio e sentir-se motivado a fazer parte da sua experiência.

Conclusão

Afinal, o que é a sua marca? O que faz dela especial? O que diferencia ela dos seus concorrentes?

Pense bem nessas questões e comece a adotar boas práticas de branding, para que seus clientes desejam sempre ter a experiência memorável de consumir todos os seus valores!

Essa boa prática pode ser reproduzida de cliente em cliente, que satisfeitos, podem indicar sua empresa para amigos, e assim, sua marca ir subindo de degrau em degrau, rumo ao sucesso!