Como lidar com a Taxa de Rejeição do seu site?

O termo “Taxa de Rejeição” é usado para indicar uma métrica de Web Analytics. Muitas pessoas que não entendem exatamente como isto funciona, ficam assustadas sobre o que se trata. A taxa de rejeição é uma métrica muito importante, que mostrará se as ações de Marketing Digital estão dando certo ou não para a sua empresa.

O susto em razão da nomenclatura do termo pode ser desfeito, uma vez que se enxerga a Taxa de Rejeição como algo que ajude a mensurar o que está dando certo ou não!

Para medir, muitos profissionais que trabalham com medidas de métricas, utilizam o Google Analytics. Este, fornece dados qualitativos e quantitativos sobre os sites.

Neste artigo, explicaremos o que é exatamente como funciona a Taxa de Rejeição, como ela pode ser natural, e também como evitar que ela cresça em seu site.

 

Como funciona a Taxa de Rejeição?

Segundo a descrição do Google Analytics: “Uma rejeição é uma sessão de página única no seu site. No Google Analytics, a rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona uma solicitação única ao servidor.”

Toda vez que um usuário entra em seu site e acessa a somente uma página, sem passar para uma próxima, esta taxa é acionada e é contada uma rejeição.

Isto quer dizer que se, por exemplo, um site recebeu 50% de rejeição, 50 pessoas a cada 100 entraram no site, estiveram na primeira página clicada e não passou para nenhuma outra.

Com o Google Analytics é possível ver quais quesitos precisam de ajustes para melhorar essa rejeição.

 

Por que a Taxa de Rejeição é importante?

Acompanhar como a taxa de rejeição se comporta é importante para medir a qualidade do seu site para o seu público.

Se as pessoas que entram nele não estão satisfeitas com o que encontram lá, logo vão sair de sua página. Com isto, a taxa de rejeição cresce e é o grande indicador de que melhorias precisam ser feitas.

É importante acompanhá-la para medir resultados e organizar melhorias. Porém as variações de valores de uma taxa de rejeição acontecem de acordo com as necessidades do site.

 

Quais números são considerados normais para as taxas de seu site?

Como dito anteriormente, os números aceitáveis em uma Taxa de Rejeição variam de um site para outro. Esta variação ocorre em decorrência da objetividade do site de cada empresa. Veja nosso infográfico:

Porcentagem de taxa de rejeição aceitável para sites

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ter uma taxa de rejeição muito alta em sites em que a página inicial tem o objetivo de direcionar o visitante para outras páginas, é preocupante.

Por exemplo, um site de notícias ou um de serviços tem a intenção de que o visitante navegue por mais tempo. Ora para consumir mais conteúdo e informação, ora para conhecer mais os objetivos da empresa.

Se tempo de permanência em páginas como esta é curto, algo está errado e precisa ser melhorado com urgência.

Em contrapartida, se o seu site tem o layout One Page (possui apenas uma página) ou se for apenas um blog, é natural ter números altos em sua taxa de rejeição. Seja por não ter páginas a mais para obter cliques, seja por atingir um objetivo apenas com um artigo específico.

Por esta razão, as análises das taxas devem ser feitas cautelosamente. É preciso levar em consideração o quanto as sessões são relevante ou não para atingir os objetivos de seu site.

 

Como reduzir a sua taxa de rejeição

O próprio Google Analytics aconselha a realizar a análise da Taxa de Rejeição a partir de várias perspectivas seguindo os relatórios lá dispostos. Veja como:

Relatórios de taxa de rejeição segundo o Google Analytics

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É preciso fazer uma análise bem detalhada. Caso os índices de rejeição sejam altos demais e não estiverem correlacionados ao objetivo da sua empresa online.

Analise as suas páginas de conversão, se elas estão realmente gerando bons resultados. Reveja as suas estratégias de Marketing e a estrutura de seu site.

A quantidade de landing pages, calls-to-action, as cores, legibilidade, a visibilidade dos elementos e principalmente, se o site é ou não responsivo.

É possível obter até 70% de rejeição mobile para sites que não são responsivos (não se adaptam às telas de celular e tablet perfeitamente).

Estes e outros fatores podem influenciar diretamente para que o usuário tenha uma experiência ruim em seu site.

Conclusão

É preciso sempre otimizar o seu site para que o visitante tenha sempre a melhor experiência possível. Para isto servem as medidas de métrica. Para medir e analisar as ações tomadas em seu site e mensurar os resultados.

Não há o que temer sobre as taxas de rejeição. Há apenas o que melhorar com elas.

Analise as taxas do seu site e use-as para otimizar a experiência de seu site para os seus visitantes!

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