Mídia online x Mídia offline

Há não muito tempo atrás, quando uma empresa desejava alcançar seus clientes estabelecendo uma estratégia de marketing, investir na mídia tradicional era a única forma de atingir seu objetivo.

Porém, nada dura para sempre. O mundo está em constante mudança, e o Marketing está nele. Com o tempo, as necessidades da sociedade foram se modificando e as estratégias de marketing tiveram que acompanhar.

Estamos falando de uma realidade, onde as pessoas têm total poder de escolha: se querem estabelecer uma estratégia utilizando a internet ou fora dela.

Mas por que investir na mídia online? E na mídia offline? Qual estratégia é melhor para a sua empresa?

Neste artigo, explicaremos como é esta relação entre o marketing no mundo virtual e no físico!

 

Mídia online: o que é e como funciona

Podemos chamar de mídia online, toda e qualquer forma de anunciar e propagar uma empresa utilizando a internet. Seja através de um site, um blog, ou através das redes sociais. Pode ser através de  vídeos publicados online ou links patrocinados, toda divulgação online se enquadra.

O Marketing Digital, tornou-se muito popular pela sua fácil acessibilidade. Online, uma empresa pequena pode fazer uma propaganda ao patamar de uma multinacional.

Além desta facilidade, é possível fazer uma boa propaganda na internet com um curto investimentos e ter resultados grandes.

Isto acontece, pois com uma propaganda na mídia online, é possível realizar uma segmentação de seu público. Selecionar para quem, quando e onde você quer anunciar

Com uma estratégia específica, há uma tendência maior de chegar diretamente no público de seu interesse do que em uma estratégia que engloba pessoas de diversos gostos onde estes podem ter total desinteresse no seu anúncio.

Investir na mídia offline ainda traz resultados?

A mídia offline é aquela que não precisa diretamente da internet para existir. Ela pode atingir um alcance além da conexão online. Estamos falando da TV, do rádio, outdoors, panfletos, telemarketing, entre outros.

Não podemos dizer que este tipo de Marketing morreu, devido ao surgimento recente do Marketing Digital. As mídias offline, ainda são muito vivas no cotidiano da sociedade atual.

Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia – 2016, realizada pelo IBOPE Inteligência, 38% dos brasileiros não têm contato com placas publicitárias, enquanto 30% tem contado com as mesmas durante 7 dias na semana.

Este pode ser um exemplo de como a propaganda ainda se faz presente na vida de muitos, ao passo que na de outros já não faz mais.

Investir na mídia offline ainda pode trazer um bom resultado, uma vez que grande parte dela é voltada para um público de massa. Isto é, propagandas para atingir uma grande quantidade de pessoas.

A vantagem em produzir anúncios para massa, é que isto estabelece a construção de uma marca de forma mais eficaz. Aliás, ainda que não queiram consumir o seu produto, muitas pessoas têm contato com a sua marca e ela se torna visível.

Como por exemplo, uma propaganda de cerveja na TV: ainda que a pessoa que assistiu não consuma bebidas alcoólicas, a marca ganha o reconhecimento através de sua propaganda.

A desvantagem está no custo. Fazer uma estratégia de marketing para um público muito grande, pode gerar custos muito grandes também, em contrapartida.

 

Qual estratégia a sua empresa deve escolher?

A escolha da sua estratégia, você que deve definir baseando-se na necessidade da sua empresa. Sua empresa é pequena, ou iniciante e deseja atingir diretamente um público específico? Anuncie online!

Mas se a sua empresa já possui uma autoridade razoável e você deseja torná-la ainda mais visível, opte por uma mídia offline.

Porém, é preciso levar em consideração alguns fatores como:

    • Persona: Quem é o público que você deseja atingir? Já definiu a sua persona? A partir disso, saiba onde ela vai estar. Se o seu público tem mais tendência a não utilizar a internet com frequência, não vale a pena investir em anúncios online, não é mesmo?

 

  • Convencimento: Convenhamos que algumas estratégias de Marketing Offline já não convencem tanto quanto antigamente, não é mesmo? As mulheres não compram determinada tinta de cabelo, só porque a Ivete Sangalo aparece maravilhosa na propaganda. O consumidor atual possui outras formas de avaliação do que é bom ou ruim. Seja perguntado à um amigo, ou pesquisando na internet. Por isto, segmentar o seu anúncio online pode ser uma ótima solução. Oferecer seu produto diretamente para quem busca por ele, e não tentar convencer a todos de que a sua empresa é a melhor.

 

Seja qual alternativa você optar para a sua empresa, foque sempre no ROI (Retorno sobre Investimento) que você está obtendo.

Você pode definir uma estratégia online e analisar o retorno que está recebendo, ou fazer isso de uma maneira eficiente offline.

Se você já está em uma estratégia onde o retorno te deixa satisfeito e o investimento é proveitoso, não há motivos para alterá-la, a menos que ela deixe de ser eficiente ao público que você quer atrair.

Faça as definições e análises cautelosamente e invista na estratégia que levará sua empresa rumo ao crescimento!