Compras online e o mercado crescente

Poucos anos atrás, ao falar na realização de compras online, grande parte da sociedade se assustava e não costumava confiar. Aliás, a internet não era algo acessível a muitos. Juntamente ao desconhecimento dessa realidade virtual, outro fantasma que rondava a reputação das compras online era a falta de segurança. As pessoas não tinham a certeza se receberiam exatamente o que pediram e se um dia receberiam!

Com a explosão tecnológica e a ampliação da acessibilidade digital, hoje, as pessoas, que já estão mais habituadas às relações online têm como hábito realizar compras online.

Um dado que mostra o quanto essa mudança é real é o levantamento feito pela Total Retail 2016, da PwC. Ao entrevistar 38,2% dos brasileiros, a pesquisa mostra que o número de brasileiros que compram online mensalmente já superou o número dos mesmos que compram em lojas físicas. 

Isso acontece não apenas pela expansão da internet, mas também, porque muitas lojas físicas se estabeleceram online. Logo, se aquela loja física de confiança em que você costumava comprar tem uma versão e-commerce, por que não comprar?

Nestas pequenas mudanças, o mercado digital começou a conquistar o coração de diversos clientes online.

Este ano, uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que este quadro só melhora para as empresas que escolheram investir em comércio digital. No ano de 2016, 89% dos consumidores de 27 capitais brasileiras realizaram pelo menos 1 compra online. E já em 2017, 43% dos consumidores online aumentaram a quantidade de produtos comprados pela internet em comparação à 2016.

 

Produtos favoritos

Este crescimento das compras online se torna interessante também, ao considerarmos que antes da expansão deste mercado, um dos maiores receios relacionados à compras online era sobre comprar roupas. Aliás, a insegurança não era incomum, uma vez que não havia como experimentar o produto.

Hoje, esta pesquisa mostra claramente esta mudança. Os produtos mais comprados online no Brasil são peças de vestuário, calçados e acessórios, que tomam 32% destas vendas.

Esses dados mostram o quanto a mudança de pensamento em relação às compras online evoluiu. Um dos fatores dessa evolução é a otimização dos sites que vendem de roupas. Por exemplo, é muito mais confiável comprar em uma loja virtual que disponibiliza as medidas do produto e as medidas do modelo que o veste no mostruário. Poder comparar as informações especificadas online com as medidas do comprador é uma ótima razão para confiar nas compras online.

Logo após as roupas, o favoritismo vai para a compra de livros (digitais e físicos) e a compra de ingressos para shows e eventos esportivos, com 27% de compras.

24% dos produtos vendidos são os celulares, artigos eletrônicos e produtos para casa. Em seguida, 22% das compras são de remédios e produtos para saúde. E, por fim, temos a compra de perfumes e cosméticos que formam um total de 21%.

 

Compras online: contras e prós.

Vamos começar falando das desvantagens. A pesquisa mostra que apenas 20% dos entrevistados sentem-se seguros nas realização destas compras online (ainda que as tenham realizado.

Os contratempos mais ocorridos são a entrega fora do prazo, não receber o produto e receber algo diferente do que havia comprado e também pessoas que receberam o produto danificado.

Porém, 97% deles, tomam o cuidado de comprar apenas em sites que têm certeza da confiabilidade. 60% busca imprimir passo a passo do processo da compra, para ter uma garantia em relação ao ato.

Contudo, o aumento das compras online é gigantesco e é provindo das diversas vantagens.

Dentre as vantagens 58% dos entrevistados afirmaram que compram pela internet pois os produtos costumam ser mais baratos. Outros motivos destacados são a comodidade de poder comprar sem sair de casa e a disponibilidade em tempo integral das lojas virtuais. Também, a economia de tempo, e a facilidade de comparar preços que se tornou muito maior pela internet.

 

Negociar é viver

São diversas razões para se fazer compras online e a tendência deste mercado é crescer cada vez mais.

Se você tem a intenção de investir em um negócio online, saiba que este é o momento certo. É uma ótima ideia aproveitar as oportunidades para começar um bom negócio. Aproveite os dados desta pesquisa para começar algo novo!

“Adaptar-se rapidamente às demandas crescentes dos consumidores é o grande desafio para os varejistas que atuam no e-commerce . O consumidor online está em busca de experiências de compra que combinam praticidade, percepção de valor e satisfação com cada produto. O cenário atual sugere que é fundamental ampliar e inovar nas estratégias comerciais, incorporando a internet aos canais de atendimento, venda e pós-venda. As empresas, portanto, precisarão demarcar seu espaço no universo online a fim de não perderem relevância e competitividade. Quem dita boa parte das regras nesse negócio são os clientes. Eles vão às compras no momento que julgam ser mais adequado e sempre estão em busca de preços competitivos, sem abrir mão da qualidade do produto” – conclui Roque Pellizzaro Junior, presidente da SPC Brasil.