7 motivos pelos quais você deve ter um blog em sua loja virtual

Você deve estar se perguntando: “Qual a relação entre criar um blog e minha loja virtual?”
Existem diversas razões pelas quais as empresas que investem em Marketing Digital criam um blog. Esta prática tem se tornado muito popular e empresas de diversas áreas diferentes estão adotando.

Porém, este foco não costuma atingir muitos sites de e-commerce, o que é uma falta grave no mercado atual.

Estamos falando de um mercado altamente competitivo, onde a venda não acontece somente através de uma boa propaganda ou um produto bem apresentado. Acontece para um público que não é mais passivo e que busca, muitas vezes, identidade e informação a todo momento, inclusive naquilo que deseja comprar. Os blogs, hoje em dia, estão aumentando cada vez mais a sua popularidade em prol deste fato.

Neste artigo, vamos listar os 7 principais motivos pelos quais o seu e-commerce deve ter um blog.

1- Dar personalidade à sua loja virtual

Criar um blog não é apenas lançar conteúdo que façam referência ao seu ramo de atuação. É também uma oportunidade de mostrar ao seu público quem é a sua empresa e como ela se comporta.

Dá a oportunidade de seus visitantes conhecerem um pouco mais as ideias e os ideais da empresa, e assim, cria uma personalidade que pode fazer com que o   público se sinta mais atraído.

Uma boa identidade para uma marca pode ser um grande fator para que um cliente permaneça engajado em um site e se interesse pelo produto.

 

2- Atrair tráfego orgânico

Um dos motivos pelos quais as empresas têm investido em criar blogs para os seus sites, é para atrair tráfego.

Ao gerar conteúdo relevante constantemente em seu site, ele passa a ser encontrado mais facilmente pelos motores de busca. E, com isso, as visitas em seu site, vem de forma natural, sem que precise pagar pelo alcance de visibilidade.

Para sites corporativos é muito importante este investimento. Para um e-commerce, é ainda mais!

Aliás, quanto mais pessoas entrarem em sua loja para ter acesso à um conteúdo interessante que tenha relação com a sua marca, maiores são as chances de conseguir novos compradores direto em sua loja!

Porém, é preciso ter atenção às práticas de SEO (Otimização para os Motores de Busca). Somente através delas é possível ter um bom alcance orgânico.

 

3- Divulgar nas Redes Sociais

Para um e-commerce, estar nas redes sociais é fundamental.

Publicar as novidades de sua loja, as promoções e divulgar seus produtos por nelas é uma ótima ideia.

Mas que tal inovar?

Suponhamos que a sua loja virtual venda jogos para videogame e computador. Além de publicar somente os produtos e as promoções, você pode publicar em seu blog artigos que falem sobre a história de um game, sobre um personagem, e divulgar todo esse conteúdo relevante nas redes sociais!

Isso se aplica também à diversos tipos de e-commerce. Há sempre conteúdo interessante para cada público. Publicá-los em seu blog e divulgá-los em suas redes sociais pode ser um ótimo negócio!

 

4- Vender conhecimento

Estamos vivendo em tempos onde a falta de comunicação é a base de muitos problemas e a presença dela é a solução para quase tudo!

Não basta apenas vender um produto. Com um blog, você vende conhecimento!

É interessante mostrar ao seu público que você não está somente interessado na relação produto/dinheiro, compra/venda.

É muito importante manter a postura de “marca que se importa com o seu cliente”.   Gerando conteúdo educativo em uma página do site de sua loja virtual, você pode mostrar aos seus visitantes que você está feliz com a visita e que pretende que ele volte para consumir não somente os seus produtos, mas a experiência do contato com a sua empresa.

5- Interagir com o público

Um blog é uma ótima forma de aumentar a interação da sua empresa com o seu público.

Uma vez engajado, o visitante se sente confortável para comentar sobre os assuntos que são publicados em seu blog. Com essa proximidade entre marca e consumidor, os clientes se sentem mais à vontade para interagir sobre os produtos de sua loja.

É sempre bom receber um feedback sobre o material de sua loja virtual: se os produtos estão ou não satisfazendo seus clientes.

O blog traz essa vantagem, aliás, lá os visitantes podem fazer comentários.

 

6 – Aumento de vendas

Estamos falando daquele cliente que conhece a sua marca, se aproxima dela através do seu blog e indica para um amigo. Mas, também estamos falando daquela pessoa que leu um post interessante e se sentiu motivado a comprar em sua loja.

Ambas personas podem ser as responsáveis pelo aumento das suas vendas. Um blog em sua loja virtual pode alavancar as vendas da sua empresa por atrair pessoas de forma prática, sem que ela se sinta persuadida por um anúncio.

7- Adeus concorrência!

Não vamos ser bonzinhos: toda empresa quer ver a concorrência ficar para trás!

Uma boa forma de conseguir isto é colocando um blog em sua loja virtual.

Como já citamos anteriormente, apesar de muitas empresas estarem dando duro para adicionar o Marketing de Conteúdo à sua estratégia, a grande maioria do mercado e-commerce não aderiu esta prática.

No mercado competitivo, é importante estar sempre ligado ao comportamento de seus concorrentes. Se você tem uma ideia nova, que fuja do padrão, pode ser mais um motivo para que o seu cliente esteja interessado na sua empresa e não em qualquer uma outra!

Conclusão

Seja qual for o seu negócio, inovar é sempre a melhor forma de estar um passo à frente.

Existem motivos reais para ter um blog em sua loja virtual e que podem gerar resultados.

A única dúvida que fica sobre o assunto é:

Você ainda vai perder tempo deixando a sua loja virtual sem um blog? 😉