Como trazer visibilidade para o meu negócio local?

Toda marca almeja a visibilidade. Não importa se estamos falando sobre um negócio local ou de uma grande empresa. Ao inserir a sua marca no mercado, o empresário deseja receber um bom retorno de seu público perante a proposta de sua empresa.

Diariamente, segundo pesquisas, somos impactados por cerca de 2.000 marcas em nosso cotidiano. Desta quantia, pelo menos 300 delas são memorizadas.

“Mas como fazer o meu pequeno negócio (ou a empresa que acabei de abrir) ser visto em meio a tantas grandes marcas? É melhor nem investir!”

Certos negociantes se veem em uma situação como esta. Aliás, há como competir com as grandes marcas?

A resposta é: não é necessário competir, mas saber estabelecer a sua presença diante do público certo.

Sabendo como agir, é possível ter presença, reputação e demanda sem se matar com vários meios de propagar e sem altos gastos.

Quer saber como? Neste artigo vamos explicar a importância em estabelecer presença para uma pequena empresa.

 

A propaganda e o tempo

 

Há uns alguns anos, a única forma de estabelecer a presença de uma empresa era gerando Propagandas de Massa.

Propagandas de Massa são aquelas que são lançadas para um público muito grande, sem visar a quem. Por consequência atinge pessoas de diferentes idades, gostos e vontades. Como por exemplo os outdoors e a distribuição de flyers (panfletos) pelas ruas.

O custo geralmente costumava ser alto e a propaganda era ignorada por grande parte dos receptores.

Com o passar dos anos, a necessidade da sociedade mudou. Não estamos mais falando de pessoas que procuram somente “o que está na moda”, ou “aquilo que eu vi na TV”. Mas sim, de uma heterogeneidade onde cada público tem suas preferências próprias.

Juntamente ao avanço tecnológico e o aumento da acessibilidade da internet para boa parte da sociedade, vieram as buscas especializadas.

Vamos supor que  você acabou de sentir uma dor de dente e não conhece um dentista específico. Você primeiro pensará em fazer uma pesquisa no Google ou vai correndo procurar em seus bolsos aquele flyer que uma senhora te entregou no centro da cidade outro dia?

É desta empresa que colocou seu anúncio no Google e que publicou um artigo em seu blog falando sobre dores de dente que estamos falando.

Neste momento, não vai importar se você é uma pequena ou grande empresa. A presença da sua marca estaria lá atendendo às necessidades imediatas do possível cliente. Este processo constrói reputação.

A internet é o meio onde a sua presença pode ser colocada ao patamar das grandes empresas.

O que vale a pena para o meu negócio local?

 

Não podemos simplesmente falar sobre algo que não é inteiramente conhecido por todos sem mostrar como realmente isso funciona.

Vamos aos exemplos:

Para imprimir 2.000 flyers uma gráfica lhe cobraria cerca de R$200 e você possivelmente ainda teria que pagar para um funcionário realizar a distribuição.

A eficácia deste tipo de divulgação é de apenas 1%, o que significa que de 2.000 pessoas que receberam seus flyers, apenas 20 pessoas tendem a visitar o seu local. Destas 20, talvez apenas 5 fechem negócio.

Este é o ponto fraco de uma propaganda de massa para estabelecimentos locais.

O investimento na propaganda de massa é grande e a demanda nem sempre compensa para pequenas empresas.

Usando a internet é possível afunilar o público evitando gastos maiores. Por exemplo: Considerando um custo por click de 50 centavos, você pode investir R$10  em um anuncio no Google, segmentar seu público e atingir as mesmas 20 visitas.

O segredo não está em altos investimentos, mas sim, em saber a quem você deseja atrair e aproveitar a tecnologia ao seu favor.

Cerca de 63% das empresas que não possuem sites utilizam métodos tradicionais, e não dá para continuar sendo só mais uma delas.

É preciso adaptar-se às mudanças de comportamento da sociedade e se adequar ao que a sua persona deseja, até mesmo em um comércio local.

6 em cada 10 visitas no Google Maps são direcionadas à busca de soluções. Isto é, suponhamos que um possível cliente se mude para perto do seu negócio local, ou esteja viajando. Ele pode precisar de um serviço local por perto e não conhecer, e procurar por uma solução online. Ele deseja encontrar esse negócio local na internet para lhe dar uma solução prática!

É simples: é como estar no lugar certo, no momento certo.

Conclusão

A presença digital é importante para qualquer empresa ou marca. Seja ela um comércio local ou algo crescente.

O ideal é estar onde o seu público deseja encontrar os seus serviços.

A internet está repleta de oportunidades para as pequenas empresas.

Vale a pena investir em criar um site que seja o perfil da sua marca e clientes e divulgá-lo nas redes sociais.

Você pode criar uma versão online (e-commerce) da sua loja física, com produtos disponíveis para compra. E também investir na produção de conteúdo em seu blog para atrair tráfego orgânico e/ou fazer um anúncio online.

O importante é dar uma solução para quem procura uma. Este é o grande segredo!