Como sobreviver ao Vale da Morte?

Não há como fugir: ao começar uma empresa, automaticamente se entra no Vale da Morte.

Mas, calma, não lidaremos com zumbis, vampiros ou serial killers.

O termo “Curva do Vale da Morte” se refere ao começo de uma empresa: entre o investimento inicial de capital e quando começa a dar retornos consideráveis, isto é, gerar lucros.

Este período costuma existir durante os três primeiros anos de metade das empresas startups (iniciantes).

Iniciar uma empresa com um grande capital em mãos e começar algo esperando gerar algum lucro imediato são coisas distintas. É preciso ter consciência de que inicialmente o investimento é primordial, já o lucro, será obtido com o tempo.

Por esta razão, esta curva se torna o momento de vida ou morte de uma empresa: desistir ou superar os desafios?

A vida de sua empresa está em suas mãos.

Imagine que após um naufrágio você está em uma ilha e existem apenas bambus. Você pode usá-los para fazer sinal e esperar ajuda, mas talvez esta nunca chegue. Ou você pode buscar recursos e construir sua própria jangada.

Com uma empresa não é diferente.

Ainda que ande no Vale da Sombra Morte, você pode contornar esta Curva. Pode habitar lá durante cinco anos, ou ser o herói desta história e escapar desta fase o quanto antes!

Selecionamos para você algumas dicas de sobrevivência:

1. Conheça o seu público

Nada melhor do que saber com quem você vai lidar.
Suba um degrau no seu plano de sucesso conhecendo o público que irá abordar.
Suponhamos que seja uma empresa distribuidora de balas e chicletes. Esta deverá desenvolver uma estratégia de marketing voltada à lojas que queiram revender seu produto.
Mas, se sua empresa for produtora de doces gourmet para festas, deve-se abordar alguém interessado em eventos. Ainda que o dono da loja de doces queira realizar uma festa de casamento, a abordagem será diferente.

Note que nem tudo o que dá certo para a empresa de um amigo dará certo para a sua. Tal como a estratégia varia de acordo com o público.

É preciso conhecer o público-alvo e seus interesse. Aliás, ele que possivelmente lhe trará retorno.

2. Redes Sociais

Ter um site e nutrir um blog para atrair leads por um tráfego orgânico é essencial. Mas, são nas redes sociais que você pode atingir e se relacionar com sua persona. Participe de grupos de discussão, conheça as páginas de seus concorrentes para se basear.
Lembre-se de sempre manter seu conteúdo atualizado. A postagem frequente de conteúdos interessantes, geram compartilhamentos e atingem ainda mais pessoas.
Além do crescimento orgânico, as redes sociais são o lugar perfeito para investir em propagandas.
O que não vale é perder tempo e deixar de conquistar seu espaço quando se está no Vale da Morte.

3. Crie um plano de ação

Tudo na vida fica melhor com organização. Crie um plano de ação; organize-se;
analise o seu público; ocupe um lugar nas redes sociais e planeje como será sua estratégia de marketing.
Quantas vezes na semana é saudável realizar postagens sem ficar cansativo para o público?

Quais tipos de posts atraem mais pessoas? Fotos? Vídeos? Artigos?

De que outras maneiras pode-se estabelecer uma boa relação com os leads?

Quando enviar um e-mail marketing para os clientes?

Faça uma lista de questões e responda-às. Assim, torna-se mais fácil de organizar tarefas e criar a sua própria estratégia.

3.1. Encante

Faça o seu futuro cliente se apaixonar por sua empresa. Melhor do que um cliente fiel é um cliente leal.
Sempre demonstre seu portfólio; atraia seu possível cliente com um mockup do seu produto.

Use e abuse das diversas maneiras de mantê-lo engajado na sua estratégia.
Que tal criar vídeos tutoriais e disponibilizá-los em seu blog?

Ou melhor, criar um eBook e deixá-lo disponível para download?

Estas estratégias fazem o público sentir-se agradecido pelo material gratuito.

Despertar o interesse de quem se quer atrair é o grande segredo.

Assim, estará nutrindo uma relação de lealdade. O lead voltará com mais frequência à suas plataformas e até compartilhará estas com  os amigos!

4. Estime Resultados vale da morte

Não tenha medo do que é ruim.
É necessário medir sempre o que está dando certo e o que está em falta.

Não vale a pena insistir em uma estratégia que nunca dá retorno. Dê um tempo e analise cada pró e contra.

Aprender com o próprio erro é normal, principalmente quando a questão é executar um plano.

Uma dica para estimativa de resultados é sempre criar planilhas para definir as ações futuras.

Uma estratégia que não está dando certo, deve ser substituída por novas tentativas de progresso. Mas, não desista definitivamente! Talvez este apenas não tenha sido o momento certo para determinada estratégia.

5. Força!

A determinação e entrega que determinarão o seu crescimento do seu projeto.

Nada vale aprender dezenas de métodos e não trabalhar para que eles deem certo.

Lembre-se de que você é o responsável por tirar a sua empresa do Vale da Morte. E desistir não é uma porta de saída!

Pense no objetivo a frente do seu problema e procure novas maneiras de solucioná-lo!

Busque  sempre novos métodos de sair do Vale da Morte e começar a escalada da montanha do sucesso!

Identificou-se com as startups desta Curva? Precisa aprimorar o seu site ou blog? Busque resgate entrando em contato conosco!