Como escrever um bom post?
Gerar conteúdo não é uma tarefa fácil. Produzir um bom post para a internet pode parecer ainda mais trabalhoso.
Ao criar um blog e encontrar a sua persona, o próximo passo é atraí-la e nutri-la com bom conteúdo. Desta forma, é possível conquistar um pedacinho do coração de seu público, ou até, o coração todo.
Mas como escrever um bom post para o seu blog?
Primeiramente, é imprescindível ressaltar que a maneira de escrever está mudando.
Estas mudanças acontecem porque a maneira das pessoas lerem também está se modificando.
Em tempos de mudança, o melhor a fazer é se adaptar, ou até ir além disto e inovar.
Parece desafiador, não é mesmo?
Mas nem tudo está perdido!
Separamos para você as melhores dicas para se escrever um bom post!
1 – Como escrever?
Para cada veículo há uma maneira de escrever, tal como existe uma estratégia para cada persona.
A escrita da internet está tão característica que foi criado um termo para distingui-la das demais. Este termo se chama Webwriting.
Um webwriter (profissional que trabalha com escrita na web) precisa ter em mente que a internet se nutre do imediato.
Textos longos, com parágrafos e frases grandes demais não são atrativos para o leitor.
Aliás, o objetivo de um post é sempre vender uma ideia, chamar a atenção e prender o público.
Uma boa dica para sustentar um texto atraente é escrever frases com a média de 10 a 20 palavras. Assim, o leitor fica mais engajado na leitura e isto pode incentivá-lo a continuar em seu blog.
2 – Por onde começar?
Quando o assunto é atrair e nutrir a sua persona através de conteúdo, devemos sempre lembrar da famosa frase: “A primeira impressão é a que fica”. Ou seja, o título é o passo fundamental neste processo de atração.
Não teve a brilhante ideia para um bom título?
Existe uma ferramenta chamada Máquina de Títulos, onde você pode encontrar ótimas sugestões para arrasar desde o comecinho!
Defina sempre a temática e organize-se antes de começar a escrever.
A chave para organizar a ideia é listá-la em tópicos e subtítulos. Desta forma, é possível mensurar o tamanho de seu texto e ordená-lo.
3 – O que escrever?
Não basta apenas um título para motivar a sua persona a clicar no seu post.
A próxima etapa é mostrá-la que você tem algo a oferecer, você tem conteúdo.
Seja para atrair leads, para se tornar autoridade no assunto ou para ter um melhor relacionamento com o cliente: um conteúdo de qualidade é essencial.
Pesquise, dê uma olhada na concorrência. Tenha uma noção dos assuntos que estão sendo abordados e pesquisados dentro do seu contexto.
Você pode aprimorar a sua webwriting utilizando algumas técnicas como:
- SEO: Este é um conjunto de técnicas para organizar melhor seu post. Ele torna seu blog mais interessante para os buscadores.
O SEO utiliza o sistema de palavras-chave, para que o conteúdo seja otimizado e encontrado mais facilmente.
- Utilização de imagens: Ter uma ilustração que chame a atenção é indispensável. Utilizar imagens dentro do texto também ajuda a tornar a leitura mais interessante.
Assim, o leitor pode ter uma pausa para associar e receber todas as informações anteriormente lidas.
- Fazer perguntas: Como se aproximar indiretamente do seu leitor? Isto mesmo, fazendo perguntas e respondendo às mesmas!
Esta técnica estabelece uma relação entre quem escreve e quem lê. Planta a curiosidade e tira dúvidas sem deixar seu texto chato cansativo.
- Manter um posicionamento: “Ter um total posicionamento diante do que defende é primordial. Porém não se posicione demais, afinal, pode não ser tão importante.”
Esta frase foi estranha, não é mesmo?
Por isso é importante manter uma linha de pensamento desde o começo até o fim de seu texto.
Nada de torcer por Flamengo e Fluminense ao mesmo tempo!
Vista a camisa do que você apoia e aborda. Comece um tema e vá com ele até o final.
Não tenha medo das críticas, aliás, nunca será possível agradar à todos. Mas lembre-se de ser sempre coerente no que escreve e em suas defesas.
4- Escreva!
Não tenha medo de errar, arrisque-se!
É escrevendo bastante que se pega o jeito. Desta forma, também é possível avaliar quais temas são mais interessantes ao seu público.
Não insista em escrever nos dias em que estiver com baixo astral para a escrita. Isto apenas lhe dará o trabalho de escrever tudo novamente!
Lembre-se da importância de não perder a identidade de sua marca. O blog de um advogado requer mais formalidade do que um blog sobre games. Mas o que jamais pode ficar para trás é uma boa gramática.
Leia bastante, inspire-se, faça da leitura a sua melhor amiga. Apenas assim, é possível ter base para uma boa escrita.
E o melhor, inove, descubra novas maneiras de escrever e arrase nos posts de seu blog!
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