Material Rico: porque é importante para a sua estratégia?

Produzir Material Rico pode ser uma ótima maneira de otimizar o seu Marketing de Conteúdo. Pode te ajudar a qualificar seus leads, atrair mais clientes e fidelizar clientes antigos. E além disso, ainda pode fazer com que sua marca possua mais autoridade.

 

Quando se está pensando em trabalhar o Marketing Digital da sua empresa, toda estratégia pode ser uma nova oportunidade de crescimento.

O Marketing de Conteúdo é uma ótima forma de atrair mais tráfego para o seu site. Porém, ele vai muito além de apenas a produção de textos para blog e posts em mídias sociais. Ele vai ajudar o seu público a ter mais conhecimento sobre determinadas áreas e você não cobrará nenhum preço em dinheiro por isso. (O que torna tudo ainda mais interessante.)

Produzir Material Rico pode te ajudar a qualificar seus leads, atrair mais clientes e fidelizar clientes antigos. E além disso, ainda pode fazer com que sua marca possua mais autoridade.

Vamos neste post te mostrar como é importante essa produção de material rico e como isso pode te ajudar!

O que é um Material Rico?

Um material rico, como o próprio nome já diz, é aquele material que vem para enriquecer o leitor. Ou seja, são conteúdos mais extensos feitos para dar mais conhecimento sobre um assunto específico.

O tipo de material rico mais produzido é o e-book. Mas também há produção de infográficos, guias completos e outros.

Esse tipo de material é importante para a estratégia, pois dá uma informação completa ao visitante. Um explicativo que fala a fundo sobre um tema, para tirar toda e qualquer dúvida do leitor.

Isso pode garantir que ele volte mais vezes para consumir seu conteúdo. Pode fazer também, com que o visitante se engaje na proposta do seu conteúdo e desperte o interesse pelo seu produto ou serviço.

Construir Autoridade

Uma das vantagens em produzir material rico, é que esta produção ajuda a agregar valores para a sua marca. Como isto vai funcionar?

Imagine que seu visitante tenha a necessidade de consumir um conteúdo. Ao achar o mesmo em seu blog, ele pode encontrar as premissas de como prosseguir. Com um material rico, ele vai terminar a leitura entendendo totalmente sobre o assunto.

Isso mostra que a sua marca tem conhecimento suficiente para passar adiante em forma de material.

Esses valores serão agregados diretamente à sua empresa. Quanto mais relevância for criada, mais autoridade você terá em seu site para os visitantes.

Construir autoridade é ótimo para quem deseja ter uma marca sólida online e visível. Assim, você pode ser reconhecido não somente pelas pessoas, mas também pelos motores de busca. Criando autoridade e relevância, você pode chegar mais facilmente nas primeiras posições do Google.

Etapas do funil

Um material rico pode ser produzido para diferentes etapas do funil:

Topo: Material para atrair mais interesse para a sua empresa. Por exemplo, supondo que seu negócio seja uma Clínica Nutricionista. Um bom material rico de topo seria falando sobre “Como emagrecer com saúde”. Isso atrairia mais pessoas para o seu ramo de atuação.

Meio: Material para alimentar as pessoas que já estão interessadas na sua marca. Por exemplo, ainda sobre a Clínica Nutricionista, você pode poderia produzir um conteúdo falando sobre “Anemia: o que é e como evitar”. Esse conteúdo pode levar o leitor diretamente ao fundo do funil.

Fundo: Material para fazer o leitor qualificado fechar uma venda. Um material do tipo: “Como a SuaClínica faz para manter os pacientes felizes e saudáveis.”. Ou seja, um material mais direto, que pode encaminhar seu leitor diretamente para a sua marca.

Conversão

Você estará liberando um material gratuito, mas existe um preço. Não muito caro, mas pode ser muito vantajoso para você.

Geralmente, materiais ricos vem dentro de Landing Pages, o que é sinônimo de conversões! Você doa um material de relevância e, em troca, recebe o contato da pessoa que baixou seu conteúdo.

Desta maneira, você pode entrar em contato com mais facilidade com esse lead. Pode também,  trabalhar ele de outras formas dentro do funil de vendas, o que pode ser muito mais vantagem para você do que disponibilizar conteúdos pagos.

Com as estratégias certas, é possível converter leads e conseguir mais clientes!

Conclusão

Vale a pena produzir um Material Rico. Pode ser extremamente vantajoso para a sua empresa, pois pode trazer mais leads para a sua base.

Em contrapartida, é vantajoso também para os seus visitantes, que podem consumir um conteúdo de qualidade, dando em troca apenas algumas informações simples.

Trabalhe a autoridade da sua marca, invista na produção de materiais ricos para o seu site. Toda boa estratégia é uma nova oportunidade de crescimento!