Marketing Viral: O que é e como ocorre esse fenômeno?
Você quer saber o que é Marketing Viral? Já procurou procurar no dicionário o que as duas palavras significam separadamente? Não? Pois bem, vamos te mostrar significados encontrados no dicionário do Tio Google:
Marketing: conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc.
Vírus: substância orgânica capaz de transmitir doença.
A partir da pesquisa feita, podemos concluir que… Marketing Viral não tem a ver com nada disso! Não estamos falando de uma série de estratégias e muito menos de doença contagiosa! O Marketing Viral é desejado por campanhas publicitárias de diversas empresas no mundo todo. E é algo que pode trazer inúmeros benefícios e você vai descobrir que nem todo vírus é algo ruim. Neste artigo, vamos explicar o que é e como o Marketing Viral acontece!
Marketing Viral? O que é isso?
Quem nunca se pegou cantando o trecho “Ehhh Sexy Lady” da música Gnangnam Style do cantor PSY? E quem nunca ouviu falar do desafio do balde de gelo, que mobilizou diversos artistas em diversos países? E melhor ainda, vou lhe dizer apenas duas palavrinhas e agora você vai cantar na sua cabeça esse jingle pelo resto da semana. Aí vai: “Pôneis Malditos”!
Você já deve ter uma ideia do que estamos falando. Qualquer pessoa que tenha uma frequência ativa na internet teve acesso a esses ícones online. Isso se chama Viralização ou Marketing Viral.
Mas qual a coerência entre o nome vírus e fenômenos online que aparentemente fizeram muito sucesso? Simples! Vírus é algo altamente contagioso, e essa espécie de campanha não é diferente.
Por que e como acontece a viralização
A viralização acontece a partir do momento que a empresa em sua campanha, seja ela musical, em vídeo, ou em alguma forma de anúncio comercial, produz algo tão relevante que o público se sente mobilizado a compartilhar com seus amigos.
Porém, não basta apenas ser relevante, é preciso também ser algo surpreendente e que supra às expectativas do público. Como assim? Estamos falando de um tipo de conteúdo de fácil absorção, fácil entendimento e compartilhamento. Por isto, geralmente as Redes Sociais são o principal canal de conteúdo viral, principalmente, através de memes, que se repetem a todo momento por diversos tipos de públicos diferentes, e as vezes, tomam proporções nacionais ou até mundiais.
Tudo isso, muitas vezes, pode influenciar fatores psicológicos como a relação de intimidade com a marca, identidade da marca e até levar a conquista de novos clientes. Um bom exemplo é o hotmail, que cresceu gigantemente através de Marketing Viral.
Agora já posso começar a planejar, viralizar tudo e ficar famoso?
Não. Você não vai terminar de ler esse texto e planejar nadinha.
Marketing Viral pode sim ocasionar novos clientes para a sua empresa. Aliás, viralizar, torna a marca popular em torno da campanha que ganhou popularidade. Mas isso não é um tipo de estratégia. Marketing Viral não é planejado, aliás, quem definirá que o seu conteúdo é bom o suficiente para ser compartilhado inúmeras vezes é o público e não você.
Então, a dica é , continue fazendo boas campanhas e produzindo conteúdo interessante. Vai que tudo conspira a favor e eu público torna se conteúdo viral? 😉