Independência ou Morte? Como encerrar uma sociedade empresarial

Montar e manter uma sociedade empresarial são coisas nada fáceis. Decidir começar um negócio em si, já não é uma tarefa simples. Só quem empreende tem noção do quanto é difícil dar cada passo para ver as coisas realmente acontecendo.

Desde dar os primeiros passos e começar a ter uma certa solidez na empresa, são muitos desafios a serem ultrapassados, inclusive, o próprio fato de se manter uma sociedade.

Existem diversos fatores pelos quais sócios desejam se separar. Seja por desistência de uma das partes, por separação, caso os sócios fossem casados anteriormente, por desentendimentos, ou até por uma série de opiniões divergentes que ocasionaram em um desentendimento grande.

Minha sociedade não deu certo. E agora? Independência ou morte? Sigo sem meu sócio ou esse fator é o suficiente para quebrar a instituição?

Diversas questões pairam nas mentezinhas de quem está com a sociedade por um fio. Como contornar esa situação? Neste artigo, vamos em três etapas tentar dar uma luz para você!

Etapa 1 – A saída

Esta pode ser a etapa mais difícil para sócios. Como muitos dizem “Sociedade pode ser como um casamento”.  Como lidar com o divórcio com alguém com quem você nem casou?

Se a sua sociedade já não está mais dando certo, a primeira etapa é decidir quem vai sair e quem dará continuidade ao projeto.

Pode ser uma etapa difícil, mas precisa ser enfrentada. Converse com um advogado e com o contador de sua empresa. Eles podem ser ótimos para todas as orientações certas de como tudo pode ser resolvido, sem precisar esquentar demais a cabeça.

Etapa 2 – A empresa

Se afetar a amizade, afetar o relacionamento e o vínculo entre você e seu “futuro ex sócio” parecem ideias péssimas, imagine como isso pode ser péssimo para a sua empresa?

Ao passo que existe totalmente a possibilidade de dar tudo certo, pode  ser que aconteça um desastre e as coisas desandem.

É preciso fazer o máximo para que apesar da dissolução da relação profissional entre os sócios, a empresa não termine também.

Tente manter uma relação estritamente profissional quando o assunto for dar continuidade aos negócios.

Etapa 3 – Após o encerramento da sociedade empresarial

Após o encerramento da sociedade, o sócio que permanecer e finalmente declarar a sua independência, deve tomar alguns cuidados básicos.

Como entender as dores da empresa. Um sócio é um funcionário de uma empresa. Não há como fingir que nada aconteceu, já que a curto prazo falta um integrante no time.

Essa lacuna deve ser preenchida, para que não acabe se tornando um buraco enorme e desequilibre o resto da empresa.

O ideal, é que o representante passe segurança para seus funcionários e reorganize tudo da melhor forma possível. Assim, aos poucos a empresa pode ir tomando novos rumos.

Conclusão

Ter uma empresa não é fácil. Os obstáculos vão sempre aparecer. Empresas são abertas e fechadas todos os dias. São fundidas com outras empresas, vendidas e compradas. O segredo é sempre lidar com as situações da melhor forma possível.

É possível sim, atingir a independência em seu negócio e partir rumo ao sucesso após o encerramento de uma sociedade empresarial. Basta agir profissionalmente, e manter o foco nos negócios.