Humanização: como entrar nessa tendência no e-commerce e vender mais.

 Estamos vivendo em tempos onde a tecnologia tem tomado conta do nosso cotidiano o tempo todo. Isso ocorre de tal forma, que nem nos damos mais conta disto! Oras, há poucas décadas atrás quem imaginava um dia poder ter uma geladeira que possui uma tela smart na porta, e comprar alimentos ali mesmo? Ou melhor, quem imaginava poder ir à qualquer lugar do mundo com um mapa digital, via satélite, através de um simples telefone celular? A tecnologia está crescendo muito, bem em baixo do nosso nariz. Porém, já estamos ficando tão acostumados, que não percebemos que o grande segredo por trás desse valor tecnológico é a própria humanização, e não apenas a tecnologia em si.

“Humanização? Do que estamos falando? Como este pode ser o grande passo para tornar a tecnologia mais atrativa?”

Imagine que você está indo àquela loja de roupas que você adora, no centro da cidade. Ao entrar, a primeira coisa que se depara é com um vendedor lhe abordando com a seguinte frase: “Olá, posso ajudar?”.

Ainda que esteja sozinho, você sabe que se decidir experimentar algo, terá alguém lá para te dar um suporte ou uma opinião.

Este exemplo pode parecer bem simples, mas ele mostra o quanto a humanização pode influenciar em um processo de compra e venda.

Afinal, uma compra em um e-commerce não deve ser diferente de uma compra realizada em uma loja física.

Uma loja virtual, é também um exemplo muito forte do avanço tecnológico. Se hoje, normal, tempos atrás não era comum poder comprar o que desejasse a qualquer hora apenas com um click. E assim como todo avanço tecnológico, uma loja virtual precisa de humanização: uma compra online não deve ser algo robótico!

É preciso dar ao visitante uma sensação de que ele está em casa, quando visita seu site.

Se um cliente acessa seu website e não se sente confortável para comprar lá, ele comprará em uma loja virtual mais humanizada. Aliás, ainda que você não esteja vendo o rosto do cliente, cada um deles é importante e eles precisam se sentir de tal maneira.

O objetivo dos avanços tecnológicos são melhorar a qualidade de uma ação ou produção para fins humanos.

Agora você já conhece a importância de manter a humanização em seu website de vendas. Neste artigo explicaremos como entrar nessa tendência, dando as  melhores dicas para seu e-commerce se tornar mais humanizado e aumentar suas vendas!

1. Utilizar imagens de pessoas para a humanização

Esta é a forma mais direta de trazer a figura humana para seu e-commerce. Use fotos de pessoas utilizando os produtos de sua loja como referência!

Assim, seus visitantes podem se inspirar à  compra mais facilmente.

Existem lojas online que costumam utilizar personagens animados como assistente de vendas. Este, dá dicas, utiliza frases divertidas, que mantém o visitante engajado no website.

Vale também, se você possuir uma loja de roupas, colocar imagens de pessoas vestindo determinadas peças. Assim, é possível que o potencial cliente tenha uma noção de como a roupa veste, se o corpo do modelo se parece com o seu, etc.

Existem alguns websites de vendas, que já estão um passo à frente neste quesito. Além de usar a imagem de um modelo vestindo, disponibilizam as medidas do modelo, para dar um norte certeiro aos compradores!

2. Pronto atendimento real

É preciso passar também a sensação de presença aos seus visitantes. Para isto, demonstre um pronto atendimento real!

Você pode fazer isso através de um chat que fique disponível em sua página inicial. Assim, os clientes podem tirar dúvidas a qualquer momento!

Outra forma muito eficiente de fazer isso, é utilizando um formulário de contato para que o cliente possa enviar uma mensagem para sua empresa.

Você pode também, deixar um número de telefone com os horários de atendimento! O importante é mostrar que você está ali, caso haja necessidade.

3. Alterações sazonais

Muitos sites também utilizam alterações sazonais para se aproximar de seu público.

Alterações no layout e posts comemorativos são importantes para dar uma sensação de confortabilidade aos visitantes.

Use as datas comemorativas em seu favor e entre no clima sazonal! Essa tendência deixa o website muito mais humanizado.

4. Integrar as redes sociais

Outra maneira de se aproximar do público-alvo é integrando seu site às redes sociais. Elas são uma ampla rede de relacionamento pessoal e profissional.

Aproveitar as redes sociais para humanizar a sua empresa é uma ótima ideia!

Integre as redes sociais mais utilizadas  ao seu website e mantenha-as sempre atualizadas! Interagir com o público através delas é uma ótima maneira para trocar ideias, compartilhar opiniões e mostrar a identidade da sua loja!

5. Contato pessoal

Ninguém gosta de papo chato né? Nem tudo nessa vida precisa ser tão formal.

É bacana quando algumas empresas pegam uma abordagem mais informal!

Responda sempre aos comentários em suas páginas e publicações. E se for o caso, deixe a linguagem rebuscada de lado! Todo mundo gosta de um pouco de um contato mais próximo, algo mais pessoal!

Utilize também o contato pós-venda. É importante mostrar que você se importa com o seu cliente até mesmo após o processo de vendas.  Pergunte sobre a compra, peça um feedback!

É uma boa ideia, pedir para que este feedback venha como uma foto do cliente utilizando seu produto! Assim você pode utilizar essas imagens em uma área especial em seu website dedicada aos seus clientes!

Com um bom tratamento, é muito mais provável que ele retorne mais vezes e ainda indique para amigos! 😉

Conclusão

Não vale a pena criar uma loja virtual e tratar seus visitantes como qualquer número a mais ou a menos. Assim como em uma loja física, os usuários devem se sentir à vontade para comprar.

Vale a pena tomar todos os cuidados necessários para conseguir a melhor experiência possível para o usuário. Tornar o seu site mais humano, traz o seu público para um ambiente mais pessoal e torna as coisas mais confortáveis!

Tenho certeza que esse pode ser mais um passo para aumentar as suas vendas!