Por que criar um portfólio? Como posso criar um?

Um portfólio pode ser a peça chave para conquistar novos clientes para a sua empresa, e até um novo emprego. Ele é um importante meio de divulgação do profissional para conquistar novos horizontes.

Em um portfólio é medida a capacidade criativa e executiva de um profissional ou empresa. É através dele, que os clientes terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre o seu trabalho. E assim, fica mais simples de causar o tão sonhado encantamento que vai ligar o seu potencial cliente à sua marca, ou que vá aumentar as suas chances com um novo emprego.

Neste artigo, explicaremos para que serve um portfólio, que tipos de portfólio você pode fazer e como criar um!

O que é um Portfólio?

Um portfólio é como o seu cartão de visita, mas de uma forma muito mais criativa.

É uma maneira de mostrar a eficiência do seu produto através dos seus trabalhos mais antigos.

O objetivo de se ter um portfólio é usar trabalhos feitos anteriormente para encantar o potencial cliente. Desta forma, ele pode avaliar os seus serviços e decidir se é isto que ele quer.

É como ir à uma perfumaria e receber uma amostra do produto. Desta forma, pode-se avaliar se esse é o ideal ou não.

Quais tipos de Portfólio posso criar?

Existem dois diferentes tipos de portfólio. Veja abaixo:

  • Portfólio pessoal:

É um portfólio criado por pessoas que desejam divulgar o seu próprio trabalho e utilizá-lo em seu currículo. Seja um profissional experiente, que procura uma nova vaga de emprego, seja um estudante que deseja utilizar seus projetos acadêmicos para conseguir uma vaga de emprego.

Um portfólio pessoal é importante para que a pessoa contratante possa ter uma noção das habilidades do candidato, tanto na execução do trabalho, quanto na produção do próprio portfólio.

  • Portfólio empresarial:

É o tipo de portfólio utilizado por empresas para realizar a divulgação de seus projetos anteriores. Nele, a empresa pode divulgar a imagem de seus produtos, dar uma demonstração de seus trabalhos ou fazer a exibição dos mesmos.

É importante para uma empresa ter o seu portfólio para que os futuros clientes, tenham noção do que esperar do seu trabalho. Afinal, esta é a melhor maneira de inspirar um cliente à compra.

 

Como fazer um Portfólio?

Para ter o seu próprio portfólio pessoal ou empresarial é preciso ter organização e criatividade.

Não basta apenas reunir projetos antigos, mas é preciso selecionar os melhores, e reuní-los com um design atraente.

Você pode criar os seu portfólio das seguintes maneiras:

  • Portfólio impresso

É como um cardápio de demonstração física do seu produto ou serviço. O portfólio impresso é importante para as pessoas que desejam levar seu trabalho na bolsa, sem precisar utilizar meios digitais para isto.

  • Portfólio digital

É ideal para aqueles que desejam obter seu portfólio impresso, não em papel, mas em PDF. É muito quando se quer ter algo digital, mas sem necessariamente precisar da internet para abrí-lo. Pode ser tanto enviado por e-mail, quanto carregado em um pen drive ou dispositivo móvel.

  • Portfólio online

É possível criar online um portfólio através de plataformas específicas para isto. Uma delas, é a Behance. Além de criar portfólios, a ferramenta da Adobe, permite  fazer contatos profissionais, grupos colaborativos, pesquisa de referências e inspirações.

Outra forma de ter seu portfólio online, e a melhor maneira de divulgá-lo, é tendo ele como página de seu próprio website. Desta forma, além de poder divulgá-lo nas redes sociais, é possível que seu cliente entre em contato com você através do próprio website.

 

Conclusão

Criar um portfólio não é importante somente para as pessoas que desejam conseguir novas vagas de emprego. É importante também, para as empresas que procuram ampliar as formas de divulgar seus projetos.

Crie seu portfólio, seja ele pessoal ou empresarial. Esta é uma ótima forma de ampliar os horizontes de forma criativa e moderna.

Deixe um comentário