4 benefícios que provam que você deve investir em Marketing Digital
Marketing Digital é o conjunto de estratégias adotadas online para promover uma marca online.
Não é como o Marketing Tradicional, existem métodos e estratégias específicas para realizar essa promoção online.
Atualmente, menos de 1% das empresas brasileiras investem em Marketing Digital. Não por ser algo ineficaz, pelo contrário, os resultados são reais, porém grande parte das empresas iniciantes desconhecem os diversos benefícios que pode ter investindo em Marketing online.
Esse raciocínio mostra que a área pode ser uma boa forma de investir e sair na frente da sua concorrência. Além disso, neste post, selecionamos para você 4 grandes benefícios que provam que você DEVE investir em Marketing Digital e não perder tempo!
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Presença online
Vamos deixar de lado aquela conversa clichê sobre “Todo mundo deseja visibilidade e você precisa de um site para desenvolver sua Presença Digital”. Essa frase é comum, apesar de ser uma grande verdade. Porém, estabelecer sua presença digital vai muito além de ter um site bonitinho no ar.
Um site não se promove sozinho. Tal como só ter uma Página no Facebook com a sua logo e algumas curtidas não levam um negócio a frente.
Com o Marketing Digital, as medidas estratégicas são voltada para trazer a total Presença Online da sua empresa. Desde a criação da Persona, o desenvolvimento do site, e todas as estratégias de anúncio, divulgação e relacionamento até a análise de resultados.
2. Baixo investimento
Para uma empresa Startup, o ideal não é tirar recurso de sua produção para investir em Marketing. Por isso, não é a forma mais ideal investir em mídias que cobrem preços absurdos.
Com o Marketing online, você pode e deve gastar o possível na medida dos resultados que você deseja obter e no quanto você pode investir.
3. Análise de Resultados
É possível também, obter uma boa análise de resultados. Com o Marketing Online, você pode controlar os resultados através de dados analíticos e métricas.
Com a Mídia Offline, este trabalho se torna um pouco mais limitado. Imagine que você imprimiu uma série de banners sobre um evento festivo que acontecerá em seu Hotel. Depois de espalhar os banners pela cidade, não é possível saber quem foi ao evento por ter visto o cartaz.
Online é possível ter dados sobre cada conversão, ou seja, de cada pessoa que deu um retorno sobre a sua divulgação. Assim é possível mensurar o que é bom ou não para sua empresa, qual estratégia adotar e como melhorar seus resultados!
4. Ferramentas e estratégias
Veja algumas das estratégias adotadas pelo Marketing Digital e alguns dados sobre o seu uso:
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SEO:
O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para os motores de busca. Depois de seu site criado, não adianta guardar ele na gaveta! 90% dos cliques em sites no Google são feitos na primeira página.
Com o SEO, as estratégias tomadas são com esse objetivo: organizar seu site e blog para que os motores de busca considerem suas páginas relevantes o suficiente para aparecerem na primeira página das buscas!
b) Google Adwords e Ads em mídias sociais:
Com o Google Adwords e com Ads nas Mídias Sociais, sua empresa pode anunciar online. Estes anúncios não têm preço fixo. No Adwords você paga um custo por clique, que varia de acordo com o seu investimento. Já com o Facebook Ads, você pode pagar por um boost em uma publicação para que alcance mais pessoas, além de fazer a divulgação.
Quem define os gastos é você!
c) Mídias Sociais e blog
As mídias sociais estão atingindo cada vez mais pessoas em diversas faixa-etárias. O que quer dizer que você não pode perder espaço. Utilizar a publicação de conteúdo relevante nelas para atrair mais tráfego para o seu site, também faz parte do Marketing Digital.
Tal como alimentar um blog: pode ser muito útil para atrair tráfego orgânico.
Leia neste artigo como um blog pode ser a peça chave para a sua estratégia!
d) E-mail Marketing
Segundo a Mckinsey & Company, profissionais gastam cerca de 13h por semana em seus e-mails, enquanto 70% deles acreditam que o e-mail é a melhor forma de receber ofertas e promoções de marcas.
Precisamos dizer mais? Sim!
Através de uma segmentação e automatização efetivas é possível ter até 4000% de retorno sobre investimento em uma campanha de e-mail marketing, segundo a Direct Marketing Association.
Conclusão
As vantagens não param por aí. Esta foi só uma “palhinha” dos benefícios que o Marketing Digital pode trazer para a sua empresa.
O que não dá mesmo é para continuar perdendo tempo e dinheiro. (Principalmente se você ainda acha que distribuir flyers traz resultados. Leia aqui).
Converse com quem entende do assunto e comece já o conjunto de estratégias para a sua empresa! Tenho certeza de que os resultados serão ainda melhores do que o esperado!