Jornada de compra e sua importância em uma estratégia
Já falamos aqui no nosso blog algumas vezes sobre o fato de que produzir conteúdo é uma ótima maneira de alcançar novos clientes. Mas isso não acontece da água para o vinho, apenas lançando conteúdo avulso em seu blog. É preciso entender como funciona a jornada de compra do seu cliente.
Jornada de compra são os passos que uma pessoa dá até se tornar cliente. O objetivo de entender a jornada de compra de um consumidor é encaminhá-lo à jornada que você pode traçar. Como isso funciona?
A jornada começa desde a criação da buyer persona (que já explicamos como fazer neste outro post), até a própria jornada de compra, que é dividida em quatro partes diferentes. Estas são: Aprendizado, reconhecimento, consideração e avaliação.
Neste artigo, vamos explicar a importância de uma jornada de compras e como funcionam essas 4 etapas.
Por que a jornada de compra é importante
A partir do momento em que você traça para quem você irá fazer conteúdos e campanhas, a sua missão é chegar até essa pessoa e fazer a sua estratégia valer a pena. Essa deve ser uma estratégia que dê vantagem não somente para a empresa, mas que desperte em um potencial cliente, o interesse real em consumir seu produto e atingir certa fidelidade com a empresa.
Abaixo, vamos explicar como funcionam cada uma das etapas da jornada. Veja:
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Aprendizado e descoberta
Esta é a fase onde a pessoa que está dentro da sua persona ainda não sabe que precisa do seu produto ou serviço, nem está interessado em nada específico. A missão da sua empresa, neste momento é mostrá-lo que ele tem um problema, ou seja, que precisa do seu produto e que do contrário, ele está perdendo uma oportunidade de negócios.
Por exemplo: Roberta nunca sentiu-se feliz com o seu próprio corpo, mas ainda assim, continua consumindo fast food. Se você é um nutricionista, a sua missão neste momento é produzir conteúdo no seu blog com algum tema como “Sua alimentação pode refletir diretamente no seu corpo”. Este título funcionará como um alerta para atrair a atenção da Roberta.
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Reconhecimento do problema
Esta é a fase onde o consumidor reconhece que realmente tem um problema. A sua missão neste momento é fornecer a necessidade de consumir o seu conteúdo.
Por exemplo: Roberta não está satisfeita com seu peso, mas continua comendo fast food. Ao ser impactada por seu post sobre “Sua alimentação pode refletir diretamente no seu corpo”, ela percebe que ela precisa mudar seus hábitos e se inteira em outros posts sobre alimentação em seu blog.
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Consideração da Solução
Nesta etapa, o potencial cliente precisa considerar que precisa de uma solução para o seu problema. Precisa aproveitar a oportunidade que vem junto com o problema.
Para isto, é interessante criar uma urgência. Assim, o potencial cliente se sinta inteiramente motivado a consumir logo o seu produto.
Por exemplo: A Roberta além de comer muito fast food e querer emagrecer, percebe que ao final dos posts sempre há “Consulte logo o seu nutricionista” e vê que ela precisa ir a um. Porém, ela não tem tempo para ir até um. Logo, ela vê que no site, existe um chat de título “Consulta rápida online”. E considera em encontrar com você a solução.
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Avaliação e compra
Este é o momento em que o potencial cliente nota que você é diferente da concorrência e decide comprar com você.
Por exemplo: Após entrar em contato através do chat e dar suas informações no seu site de Nutricionista, a Roberta recebe um material digital com dicas de dietas naturais. Gosta do que recebe, e online, marca uma consulta presencial.
Conclusão
A jornada de compra é uma maneira de entender o seu cliente. Assim, é possível entender como ele se comporta e como pode ser direcionado à comprar, sem anúncios invasivos o tempo inteiro. É uma espécie de conquista.
Estas etapas fazem parte do Inbound Marketing e dá certo para diversas empresas, inclusive para a i22.
Converse com um especialista sobre como otimizar a jornada de compras com seu público. Quem sabe este não é o momento de alavancar suas vendas? 😉