Como aumentar o alcance de sua página no Facebook sem gastos
Todo mundo que realmente deseja visibilidade online, é capaz de entrar em disputa para conseguir um lugarzinho ao sol. Nas Redes Sociais as coisas não estão muito diferentes: em sua página no Facebook, diversas empresas desejam aumentar o alcance de sua visibilidade.
Porém, a rede social que recentemente atingiu os 2 bilhões de usuários, está cada vez mais criteriosa. Ao perceber que diversas empresas estavam utilizando o Facebook para fins corporativos, seu algoritmo foi modificado. Diversas empresas estão disputando por visibilidade e publicam milhões de conteúdos por dia. Este poderia ser um fator a afastar muitos usuários, e fazer uma filtragem foi a solução que o Tio Mark e sua equipe encontrou.
A partir disso, o alcance das publicações fora altamente reduzido! Em 2012, as publicações corporativas que costumavam alcançar grande parte de seus seguidores, dois anos depois teve um declínio de 49%.
A solução que moveu – e continua movendo – diversas empresas a continuar fazendo Marketing com Facebook veio com os Anúncios. O Facebook Ads, permite que com um pequeno investimento, as publicações feitas por uma página no Facebook sejam impulsionadas. Esse impulsionamento faz com que o alcance aumente, e sua publicação seja vista por mais pessoas que possuam interesses relativos ao post.
Ainda que o alcance orgânico tenha diminuído, ele não está morto. Ainda é possível conseguir o engajamento do seu público sem ter que pagar por isso.
Neste artigo, daremos algumas dicas, para você que deseja visibilidade sem gastos. Saiba como aumentar o seu resultado orgânico seguindo as dicas a seguir.
Publicar regularmente em sua página no Facebook
Durante o dia somos atingidos por centenas de marcas. Desde quando acordamos e pegamos o café daquela marca boa, até a marca da pasta de dentes que usamos antes de dormir. Durante o dia, diversos anúncios nos abordam e já não nos damos nem mais conta de quantos!
Um segredo para uma marca ser lembrada, é sua frequência. Com que frequência você dedica seu tempo para expandir a visibilidade? O quanto pode ser chato receber toda hora uma abordagem de uma mesma marca?
Entenda o seu público!
Publique regularmente para que suas publicações alcancem mais pessoas. Mas cuidado para não abusar na frequência!
Hora certa
É preciso parar de enxergar a internet como uma rede de entretenimento e ver como algo mais estratégico.
Assim como as outras mídias, as redes sociais também têm seus horários de pico e queda de audiência.
Para a sua página no Facebook, é importante acompanhar os melhores horários para postar na rede social.
Veja, criamos uma imagem para lhe mostrar como isso ocorre:
Não vale a pena publicar em horários mortos. O alcance de sua publicação com certeza será maior nos horários de pico.
Conteúdo de Qualidade
Não! Por favor, não publique qualquer coisa para aumentar a visibilidade da sua empresa!
Seja cauteloso, é preciso ter conteúdos de qualidade.
De que vale publicar sempre coisas irrelevantes?
Produza conteúdos que tenham alguma relação de coerência com as intenções da sua empresa. Desta forma, o filtro tende a direcionar seus posts para quem se interessa neles!
Crie um blog, produza artigos, inspire-se e inove!
Traga sempre novidades para que as pessoas tenham interesse em compartilhar seu conteúdo.
Desta forma, o alcance de sua página no Facebook consequentemente aumentará!
Utilize imagens, poste vídeos interessantes.
Call to action
Call to action é o que chamamos de “chamada para a ação”. São palavras ou frases que estimulam o leitor ao click. Elas os atraem certeiramente para o seu conteúdo.
“Você não vai acreditar no que esse noivo fez para conseguir um sim de sua noiva no altar”
“Nove curiosidades imperdíveis sobre banana amassada e como ela pode fazer milagres em sua vida!”
“Você precisa ler o que esse senhor fez com o nome de seus netos”.
Não, não é disso que estamos falando! Isso aí já é um grito de apelo desesperado por clique orgânico. E você não vai fazer isso! (Por favor, não faça isso).
Call to Action é outra coisa, é algo bem mais leve.
Em sua FanPage no Facebook alguns segredos básicos podem atrair a audiência para o seu blog, imagem ou vídeo. Por exemplo, terminar as frases com uma pergunta, pode ser muito atraente.
Outro segredo, é adicionar palavras intuitivas após a descrição da publicação. Palavras como “Veja”, “Saiba mais”, “Leia”, “Confira”, “Descubra” tendem a estimular o leitor ao clique.
Temos um artigo específico que explica melhor sobre a eficiência dos Call to Actions. Leia aqui.
Conclusão
Ainda que as situações mudem, é sempre possível dar um jeito.
Investir em alcance pago no Facebook vale muito a pena sim. Porém, se você deseja alcançar mais pessoas, com menos gastos, cuide do seu alcance orgânico!
Tome os cuidados necessários para que isso gere audiência!
Vale a pena tirar um pouco do seu tempo para se dedicar à sua FanPage. 😉