Tudo que você precisa saber para escolher a fonte perfeita!
Ao começar um projeto de texto, criação de propaganda ou identidade visual, é normal reservar um tempo para analisar qual fonte será utilizada. Porém, este processo de escolha não deve se basear em simplesmente selecionar a mais bonitinha adequada.
Você sabia que a fonte que você utiliza pode criar diferentes sentimentos no leitor?
Isto se chama Psicologia da Tipografia: um conjunto de estratégias que categorizam as fontes para cada situação.
A Tipografia, individualmente, pode ser definida como a forma artística de compor um texto físico ou digital. Essa Psicologia trata como o impacto visual de cada fonte será interpretado por quem ela atinge.
Tal como as cores influenciam e despertam diferentes sensações em cada marca, as fontes também geram associação visual. É importante cuidar e fazer as escolhas certas.
As categorias de fontes de dividem da seguinte maneira:
1.
Este tipo de fonte possui serifa: pequenos traços e prolongamentos ao fim das letras. Estas fontes são de uso corporativo e também são utilizadas para textos longos, pois são de caráter mais tradicional.
Se você quer que sua marca transmita segurança e seriedade, procure pelas fontes Serif como:
2.
Em Português, Sans Serif significa “Sem-serifa”. Este tipo de fonte é o oposto das serifadas, isto é, não possui nenhum tipo de prolongamento ao fim das letras.
Isto transmite a ideia de praticidade e também de alegria, pois quebra a seriedade que as fontes serifadas propõe. É recomendável usá-las em títulos e cartazes.
Para expressar usabilidade, escolha fontes Sans Serif como:
3.
Ah as fontes Script!
Repletas de elegância e inspiração, trazem representações mais bonitas das letras manuscritas. Ideais para transmitir afeto e doçura. Também podem ser criativas e sedutoras, sendo perfeitas para títulos e marcas.
Algumas belas fontes Script são:
4.
Como o próprio nome já diz, as fontes nesse estilo vem expressar modernidade. Dão uma ideia refinada e tecnológica através de seus formatos finos e expressivos.
Encaixam perfeitamente em títulos e logos de empresas que desejam estar um passo à frente com simplicidade e força em uma mesma marca.
Recomendamos as fontes:
5.
Exatas para quem deseja transmitir unicidade! Quem vê a fonte da marca Disney a reconhece até mesmo de longe.
As fontes decorativas têm a proposta de marcar. Gerar uma ideia e abraçá-la à uma marca específica. Por isto, esta categoria divertida é impecável para logos.
Algumas fontes decorativas interessantes são:
Reserve um tempo, pense na sua proposta e escolha cautelosamente as fontes que você vai utilizar. Caso não possua muitas de fontes em seu computador, você pode baixar várias em dafont.com. Lá você encontrará diversas subcategorias super legais.
Lembre-se da sua proposta e do que você quer que sua marca, texto ou propaganda transmita. Observe as categorias e arrase com as mais belas letras!
Gostou? Conheça nosso blog! Aqui nós temos várias dicas de Design e Marketing Digital.
Quer aprimorar seu blog ou criar um novo? Entre em contato conosco =)