Por que criar um site pago se posso criar um grátis online?
Você já percebeu a necessidade de criar seu próprio site não é mesmo? Seja pessoal, um blog ou o site da sua empresa. Um site pago pode gerar alguns custos, e por este motivo, algumas ferramentas online permitem a criação de sites grátis.
“Mas espera aí: site grátis? É isso mesmo?”
Sim, você não gasta nem uma moedinha!
Mas você provavelmente já ouviu sua mãe dizer pelo menos uma dessas duas frases: “Nada é de graça nessa vida” ou “Tudo nessa vida tem seu preço”.
Então podemos entender que esses sites até são de graça. Mas nem tudo são flores e utilizar um serviço de site gratuito pode falhar em diversos pontos.
Um deles é a imagem de profissionalismo, que sites grátis deixam um pouco a desejar. Logo, se você pretende criar um site profissional grátis, não espere resultados excepcionais.
Calma, o intuito desse post não é detonar os serviços de site gratuito. Eles podem até ser úteis em casos simples e específicos, onde a necessidade maior é apenas a praticidade ou urgência. Mas possuem algumas desvantagens desagradáveis quando em comparação com um site pago.
Selecionamos algumas vantagens em ter um site pago, e automaticamente, um comparativo com as ofertas de um site gratuito! Veja:
1.Layout personalizável
Uma das maiores vantagens de se criar uma site pago é poder ter seu próprio layout totalmente personalizável. Nos sites grátis, isso não é possível: você pode até mudar os temas oferecidos pelo site, porém há uma quantidade limitada, a qual você apenas edita dos itens.
Ter um layout único é muito importante, aliás, não vai ser legal estar navegando na internet e se depara com um site quase idêntico ao seu!
Essa originalidade é um dos pontos principais ao pagar por um serviço de desenvolvimento.
2. Espaço
Em um site feito por uma agência, você pode ter uma quantidade muito maior de espaço para realizar uploads de conteúdo.
Geralmente, sites grátis oferecem apenas entre 5 e 10 MB de espaço em disco. Isso é pouco. Você pode ter muito mais espaço com um site pago.
3. Otimização para as buscas
A otimização para os motores de busca (SEO) é muito importante.
Através dela, os buscadores como Google, Yahoo ou Bing, podem encontrar o seu site e classificar o nível de relevância das páginas de seu site.
Logo, se você deseja aparecer na primeira página do Google, é importante realizar boas práticas de SEO.
Desenvolvendo seu site com uma agência ou com um Web Designer, você pode ter o controle se essas práticas estão sendo ou não efetivas. Com sites grátis, essa questão pode ser duvidosa…
4. Propagandas? Aqui não!
Chegamos no clímax do post!
Lembra lá em cima quando mencionamos “frases de mamãe”? Agora elas fazem ainda mais sentido! Site grátis, não gera custos. Mas você também não pode impedir os caras de fazerem propaganda no seu site, aliás, como também dizia a sua mãe: “cavalo dado não se olha os dentes”.
No seu próprio site, você irá pagar pelo desenvolvimento. Mas depois disso… As regras são suas!
Propagandas? Aqui não! No seu site, o conteúdo é totalmente seu e ninguém fará propagandas lá, a menos que você permita.
5. Contato
Dificilmente você encontrará um site gratuito que disponibiliza formulário de contato.
Formulários de contato são MUITO (vou repetir, MUITO) importantes para o seu site.
Através dele, seus visitantes podem entrar em contato com você para tirar dúvidas, pedir dicas ou contratar seus serviços!
Contratando um serviço pago de desenvolvimento de site, com certeza você terá uma página de contato em seu site.
6. Plugins
Ah, os lindos plugins <3
Em um site desenvolvido especialmente para você, há a possibilidade de adicionar Plugins, isto é, componentes que permitem a adição de funcionalidades extras ao seu site!
Logo, você pode ter funções extras e sistemas específicos de acordo com a sua necessidade! (Isto não é lindo?)
7. Domínio próprio
Por último, mas não menos importante, temos o domínio próprio.
Ao pagar pelo seu domínio próprio você pode ter seusite.com ou seusite.com.br!
Com um site pago, você não consegue isso… Provavelmente seu domínio ficará: seusite.nomedaplataformadesitegratis.com
Isso não é legal, não é mesmo?
Conclusão
Se você deseja uma solução rápida para criar seu site sem se importar com detalhes adicionais, um site grátis pode até ser útil. Mas a sensação de profissionalismo com certeza ficará a desejar.
Um site pago é uma solução custosa, mas que te dará resultados excepcionais! O custo/benefício realmente pode ser bom!
Pense bastante antes de colocar a sua identidade ou a da sua empresa online, você pode ter muito sucesso ou comprometer a imagem da sua empresa online.
Converse com quem entende do assunto!