SAC nas Redes Sociais e seu crescimento em 2017
Provavelmente você já precisou de um SAC (Serviço de Atendimento ao cliente). Seja para fazer uma pergunta sobre o produto que comprou, ou para fazer uma reclamação.
Imagine o cenário onde você precisa ser atendido e disca em seu telefone o número de atendimento. Após os minutos passarem, a musiquinha tocar, você precisar aguardar novamente… Você finalmente consegue resolver seu problema.
O cenário descrito acima, não é novidade alguma. Possivelmente você já passou por essa situação algumas vezes.
Hoje, nos vemos em uma realidade em que não é preciso mais perder tanto tempo aguardando em linhas telefônicas. Diversas empresas estão realizando o serviço de SAC através das Redes Sociais!
SAC nas Redes Sociais
O Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) com a E-Consulting Corp., realizou uma pesquisa com 628 das mil maiores empresas que têm operações de contact center. Essa pesquisa, intuía saber quais canais são mais utilizados no relacionamento empresa/cliente, para incrementar a experiência com o cliente.
O resultado mostra que 92% das 628 maiores empresas já realizam suporte para os clientes pelas redes sociais.
Isso mostra que as diversas empresas já estão investindo, não somente na Presença Digital com o intuito de se autopromover. O foco também está em melhorar a sua presença para os seus clientes! (O que é um adianto de vida para a gente também, não é?).
As redes sociais, que têm sido usadas para diversos fins diferentes, em cinco anos, aumentou a quantidade de atendimento em 27,78%.
Ainda que o crescimento tenha sido grande, as redes sociais ainda não ultrapassaram o atendimento via telefone.
Via internet, também vemos o atendimento via chat, blog e e-mail. O e-mail ainda é o líder online, enquanto o blog não aumentou muito seus resultados em comparação aos anos anteriores. O chat, também tem sido mais utilizado, no total 54% das empresas entrevistadas, fazem SAC por este meio de comunicação.
É interessante ver empresas ampliando a sua estratégia online e dando outros tipos de serviço para seus clientes. Aliás, quem não gosta de um bom atendimento?
Segundo a , 90% dos clientes, não se importariam de pagar um pouco mais caro por um produto, apenas para ter um atendimento melhor.
Utilizando as redes sociais, isso nem é necessário. Com custos nulos, é possível ter um bom atendimento, prático, rápido e eficaz! (E você nem precisa ficar na linha ouvindo musiquinhas chatas!)
A expectativa, de acordo com a E-Consulting, é que esse tipo de serviço pelas redes sociais, arrecade 1,92 bilhões em 2017, contra os 1,42 bilhões arrecadados em 2016. O que promoverá 35% no faturamento.
Impressionante, não é mesmo?
E você, já está fazendo o SAC da sua empresa através das redes sociais? Ainda não? E vai ficar para trás? 😉