Como utilizar Redes Sociais Corporativas para ampliar sua comunicação
As redes sociais online chegaram com tudo e chegaram para ficar! Estamos falando de um ambiente virtual que reúne diversas pessoas em torno de interesses comuns. Sejam estes compartilhar sua vida pessoal, sua vida profissional, seja expressar novas ideias, criar debates políticos ou vender algum produto ou serviço. As redes sociais online fazem tanto sucesso que cria-se a todo momento novas maneiras de comunicar-se, e isso inclui as redes sociais corporativas.
Redes sociais corporativas são utilizadas por empresas para estabelecer um contato maior na estrutura Empresa → Funcionário → Cliente.
Elas não estão distintas das redes sociais comuns. Podem ser redes sociais específicas para empresas, ou redes sociais comuns utilizadas para fins corporativos.
Utilizar esse tipo de comunicação social pode ser muito útil para a empresa e muito produtivo para os funcionários.
Neste artigo falaremos sobre como redes sociais corporativas podem se comportar e como podem ser úteis para uma empresa!
Como funcionam as Redes Sociais Corporativas
Sem mistérios, as redes corporativas funcionam como qualquer outra rede social comum, com funções parecidas, mas com objetivos distintos.
O objetivo principal de uma rede social para empresas é fazer que uma colaboração interna aconteça.
Quem tem o mínimo de noção de como funciona os Recurso Humanos de uma empresa, sabe que em um pequeno grupo de trabalho pode haver pessoas muito diferentes. Com essa face de rede social, através da internet é possível criar um vínculo entre a empresa e seus funcionários.
Nela, todos os integrantes de um determinado grupo de trabalho podem criar um relacionamento que enriqueça a produção de um serviço.
Como por exemplo, é possível utilizar uma Rede Social Corporativa para compartilhar informações relevantes para a empresa, compartilhar conteúdo de treinamento e para opinar em algo que algum colega de trabalho publicou.
Quais os benefícios?
Mas afinal, o que há de tão enriquecedor em dedicar um espaço online para a comunicação de uma empresa?
A resposta é bem simples: é preciso sempre ampliar a comunicação interna de uma empresa.
A comunicação corporativa interna dentro de uma empresa é muito importante. Trata-se de preocupar-se em sempre manter uma boa relação entre a empresa e seus funcionários.
Segundo uma pesquisa realizada pela ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) sobre comunicação corporativa, 63% das empresas dizem que a comunicação interna é um dos mais importantes processos de comunicação em um ambiente organizacional.
Utilizar uma rede social corporativa implica totalmente com o lado colaborativo dos funcionários, uma vez que pessoas com personalidades e ideias totalmente diferentes podem estar conectadas em um mesmo ambiente, alinhadas em um objetivo comum.
Isto é totalmente benéfico para a empresa, aliás, uma boa comunicação interna pode aumentar a produtividade de um funcionário.
Juntamente, toda essa rede de relacionamentos é benéfica também para os colaboradores. Uma vez que uma rede social para empresas ajuda a humanizar as relações profissionais.
Nada mais de relacionamento robóticos, só por ser um ambiente de trabalho. É divertido saber quando é o aniversário de um colega de trabalho, ou saber que outra pessoa a vai ter um bebê! É importante estreitar de certa forma algumas relações, para manter um bom convívio e tornar o trabalho confortável para uma boa produção.
Quais Redes Sociais Corporativas posso usar?
Estamos falando de uma rede online de contato social que estreite relacionamentos. Existem empresa que optam por ferramentas online e empresas que criam ambientes exclusivos para o relacionamento interno de uma empresa. Já outras, optam por recursos oferecidos pelas próprias redes sociais de uso geral!
Veja quais ferramentas e suas variações podem ser utilizadas para expandir o relacionamento empresarial:
Esta empresa oferece serviços diversos que otimizam o relacionamento e a comunicação dentro de uma empresa. Possui um recurso de Rede Social, onde você tem um espaço exclusivo para a sua empresa e seus funcionários se comunicarem, como uma espécie de Facebook, mas restrito da sua empresa. A Bitrix24 oferece ferramentas para gestão de tarefas, compartilhamento de documentos, e gerenciamento de tempo integradas a uma interface social que para otimizar a comunicação no trabalho. Isto tudo pode ser obtido grátis através de um app para dispositivos móveis.
Com o Slack você pode organizar melhor o seu time! Ele funciona como um chat, mas não é simplesmente um chat comum. Ele lhe permite organizar canais para projetos e criar canais para diferentes projetos. Além de ajudar muito na organização, ele lhe permite compartilhar diferentes arquivos e até realizar chamadas de voz!
O LinkedIn é conhecida como a rede social dos negócios! Lá, além de poder entrar em contato com os colegas de trabalho, é possível estabelecer networking. É possível criar grupos e interagir com outras empresas. O LinkedIn ajuda não somente na comunicação corporativa interna da empresa, mas também na externa.
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Variações das Redes Sociais mais populares
Algumas Redes Sociais mais populares possuem diversas funções variadas. É possível também usá-las em favor da comunicação de sua empresa!
Por exemplo, criar um grupo secreto no Facebook é um boa opção. Lá somente os membros adicionados podem ter acesso ao conteúdo lá disponibilizado.
O Whatsapp apesar de ser considerado um aplicativo de mensagens instantâneas, e não uma rede social, pode ser utilizado como rede também com a criação de grupos. E devido às diversas atualizações é possível compartilhar cada vez mais tipos diversos de arquivos por lá.
Conclusão
Utilizar as redes sociais para ampliar a comunicação corporativa interna de uma empresa não é algo novo. Mas a forma que isso pode ser explorado para fins benéficos é a novidade.
Ajude a ampliar a produtividade de seus funcionários e estreite relações. Utilize a tecnologia em seu favor, inove! Quem sabe este não é o ponto que está faltando para impulsionar ainda mais o seu crescimento?! 😉