Por que você precisa criar uma loja virtual da sua loja física? Descubra

Entenda como criar uma loja virtual pode ser um ótimo recurso para sua estratégia digital e trazer mais clientes para a sua loja física.

 

Abrir um negócio nunca é uma tarefa simples. Desde o passo inicial até o seu negócio se tornar estável é uma longa caminhada.

Conseguir sempre novos clientes não é fácil. Por esta razão é importante começar a bolar estratégias para que a sua empresa não fique parada nas vendas, afinal, ninguém monta uma empresa para não fechar negócios, não é mesmo?

Uma das soluções mais buscadas atualmente pelas startups que desejam ter mais visibilidade e novos clientes é a internet. Estratégias envolvendo as redes sociais e ações de marketing digital já estão sendo tomadas por diversas empresas no mundo inteiro.

Mas é preciso analisar e entender que não basta apenas estar online. É preciso entender a necessidade da sua empresa na internet.

Desta forma, você já pode tirar da sua mente a ideia de que o seu site precisa manter aquele padrão de site institucional. Talvez o que a sua loja física precise, seja criar uma loja virtual para ajudar a alcançar ainda mais vendas.

Criar uma loja virtual vale a pena?

Então surgem aqueles breves questionamentos: será que vale a pena criar uma loja virtual? Quais são as vantagens de ter uma loja online, se eu já tenho uma loja física?

A resposta é bem simples. Você precisa dar ao seu público o que ele deseja ter e estar onde ele está. Desta forma, você não precisará criar estratégias para ficar chamando cliente. Você cria as estratégias, estabelece seu espaço, divulga e atrai o seu público até você.

Estamos frisando este ponto, pois uma pesquisa realizada pela Ebit mostra que só no primeiro semestre de 2017, o e-commerce (comércio online) faturou R$ 21 bilhões, um crescimento de 7,5%. Esses dados mostram o quanto as pessoas estão na internet e estão comprando.

Aquela história de “medo de comprar na internet” ficou para trás. As compras online trazem diversas vantagens para o consumidor. Aquela antiga timidez já não existe mais quando o assunto é ter comodidade e benefício. Então, se a galera está comprando desenfreadamente online, então não há muito o que temer, é um negócio que vale a pena e que pode impulsionar ainda mais a sua loja física.

Os clientes agradecem

Você é um negociador. Mas a maior parte do seu tempo você é um cliente consumidor de diversas marcas.

Sendo assim, você sabe que muitas vezes compra um produto ou contrata um serviço de acordo com a vantagem que ele te traz.  Dependendo da ocasião, de vez em quando, é mais vantajoso pedir uma pizza pelo telefone ou pedir algo pelo iFood do que sair para comer fora, não é? Ou então realizar uma reunião de trabalho por uma rede de chat online. Isso lhe pouparia tempo de trajeto e lhe daria mais tempo para produção.

Você como consumidor compreende que de vez em quando vale mais consumir produtos ou serviços que tragam mais praticidade para você.

Então por que esperar que seus clientes tenham somente que se deslocar até a sua loja física para comprar? Por que não criar uma loja virtual?

Uma pesquisa feita este ano pelo SPC em parceria com a CNDL, mostra que, em 2017, 43% dos consumidores online aumentaram a quantidade de produtos comprados pela internet em comparação à 2016.

Administração de lojas

Criar uma loja online levanta outra questão: a administração do estoque de vendas.

Um e-commerce não deixa de ser uma loja só por estar no plano abstrato da internet. Ele será como uma outra unidade da loja que você já possui. Talvez o volume de vendas possa ser igual ou maior do que o da loja física, o que exige que o volume de estoque seja proporcional aos produtos exibidos online.

A vantagem disso tudo está no fato de que você não precisará ter um estoque separado para as vendas, mas sim, ter disponível a quantidade de produtos a serem vendidos.

Além disso, ter uma loja online pode ser extremamente vantajoso, no ponto em que você só pagará por ela uma única vez. Uma loja física geralmente gera muitos custos como luz, água, telefone, locação, funcionários, internet e outros gastos. Com sua loja online o efeito é quase oposto. Após ter o seu site pronto, você não precisará pagar por mais nada, apenas realizar o cadastro e descadastro de produtos nele.

Sem fronteiras!

Além de todas essas vantagens, um bom ponto a se tocar é a geolocalização. Caso você tenha uma loja física, seu público se restringe à pessoas que passam por aquele local ou pessoas que se desloquem até lá. Essa restrição de público é extremamente natural, acontece desde o dia em que lojas são lojas.

Mas com todas essas mudanças que vieram com a internet, essa limitação que sempre atrapalhou os negócios de muitos, já não existe mais. Uma pessoa de qualquer ponto do país e do mundo pode comprar em seu site, basta apenas ter uma url.

Logo, você percebe que a necessidade montar uma nova loja física pode ser reduzida ou resolvida online. (E ainda abrangendo um público bem maior).

Outro ponto é a divulgação da sua loja. Fazer a divulgação online sua loja física é interessante sim. Porém, ao olhar por outro ponto, você está divulgando um endereço físico. Com uma loja online, além de divulgar o seu endereço físico para aqueles que gostam de compras diretas, você pode (e deve) utilizar um link para a sua loja virtual, isto é, ter o seu próprio endereço virtual. Essa ação levará os seus potenciais clientes diretamente aos seus produtos.

Conclusão

Você não simplesmente pode criar uma loja virtual para a sua loja física, você precisa começar a pensar nessa possibilidade. Se ainda está em dúvida se essa estratégia é a certa para a sua loja, analise bastante! É bom começar a considerar novas possibilidades de expansão para o seu negócio.

Uma versão virtual da sua loja pode reunir diversos pontos bons. Falta apenas dar o próximo passo para o seu negócio crescer ainda mais.