7 dicas para você criar o domínio ideal para seu site!

Está pensando em criar o seu site e ouviu falar que precisa de um domínio, mas não sabe o que é? Ou deseja criar o seu site, mas ainda não possui o domínio ideal? Vamos te ajudar com o seu problema e esclarecer isso de forma bem simples e rápida.

Domínio é aquele nomezinho usado para acessar um site. Ele pode ser a peça-chave para que a sua empresa seja encontrada na internet.

Em outras palavras, quando vamos acessar um site, e digitamos “seusite.com”,  a parte “seusite” é o domínio, enquanto “.com” é a extensão do domínio.

Registrar o domínio costuma ser simples e barato. Por apenas poucos reais, você consegue registrar o seu domínio próprio ou o da sua empresa.

Mas a escolha do domínio nem sempre é uma tarefa simples e fácil. Você não pode simplesmente escolher qualquer nome e querer usar em seu site: alguns domínios já foram comprados ou já estão em uso.

Leia: 7 motivos para registrar o seu domínio

Se você está em dúvida de como encontrar o domínio ideal, neste post, vamos te ajudar a bolar um para o seu site! Veja como seu domínio deve ser:

1. Curto

Um domínio muito longo pode dar dois tipos de erros diferentes:

1- A pessoa vai ter um trabalho imenso para digitar;

2- E ainda corre o risco de digitar errado!

Os mecanismos de busca estão sempre procurando relevância e as pessoas estão sempre buscando praticidade!

Então, nada de “onomedaminhaempresadevendasamelhordomercado.com.br”, ok?

2. Esclarecedor

O domínio apesar de curto, deve ser esclarecedor. É bom sempre utilizar seu nome, nome de sua empresa e/ou área de atuação, para que a partir dali, já possa ter uma identificação imediata do que se trata. Nada de mistérios, esclareça que é você ou sua empresa que está ali!

Ex: No site da marca MSC, ao invés de apenas utilizar a sigla, o domínio escolhido é: http://msccruzeiros.com.br (Pois a sigla apenas poderia gerar uma confusão com o nome, caso não fosse esclarecedor.

Agora, no site do Mc Donald’s apenas http://mcdonalds.com.br/  basta. Utilizar mcdonaldslanches.com ou mcdonaldsfastfood.com apenas deixaria o nome mais longo.

Analise o quão esclarecedor o seu domínio deve ser!

3. Fácil

O domínio escolhido pode fazer todo sentido do mundo para você. Mas e para as outras pessoas?

Uma boa opção é escolher um nome que seja fácil de ser lembrado e fácil de ser digitado.

Faça uma lista de opções e escolha o melhor. Depois mostre para outra pessoa para ver se este nome é fácil de ser lembrado e digitado! Ouvir uma segunda opinião pode te ajudar!

4. Palavras-chave

Uma boa estratégia é utilizar as palavras-chave que representam a sua empresa também em seu domínio. Isso pode facilitar ainda mais os buscadores a relacionar seu site com a relevância das palavras usadas.

5. Pesquisar

É sempre bom fazer uma pesquisa de domínios antes de se alegrar por ter achado o domínio ideal! Ele já pode estar sendo utilizado por outra pessoa ou então já foi comprado e está para revenda.

Confira sempre se o domínio está ou não disponível para compra!

6. Extensão certa

Uma boa dica é sempre usar a extensão certa para você ou para o site de seu negócio.

Mas como assim?

Explicamos lá no início deste post, que extensão é aquilo que complementa o domínio. Isto é, o “.com”, o “.br”, o “.net”, entre outros.

 

Veja abaixo para que servem algumas extensões muito utilizadas:

  • .co: companhia, comércio e comunidade;
  • .imb.br – imobiliárias;
  • .info: sites informativos;
  • .edu.br: instituições de ensino;
  • .adv.br: advogados;
  • .net: sites técnicos;
  • .ind.br:  indústrias;
  • .org: organizações não comerciais;
  • .biz: comércio eletrônico;
  • .me: uso pessoal ;

7. Proteger por segurança

É bom manter a segurança do seu domínio. Por isso, algumas pessoas mantém uma prática que pode ser muito útil para esta proteção. Elas registram mais de um domínio: o original, alguns parecidos, mas com os possíveis erros de digitação e com extensões diferentes.

Isso pode ser muito bacana, uma vez que seu site seja “suaempresa.com.br” e alguém por acaso digite “suaenpresa.com.br” ou “suaempresa.com”, não caia no erro de ir para o site de outrem!

Mantenha seu domínio em segurança e evite esses riscos!

Conclusão

Agora que você já sabe porque registrar um domínio, não perca tempo! Neste momento já pode ter alguém registrando um domínio que você gostaria de estar usando! Então, registre o seu e procure algum especialista para criar o seu site. Tenho certeza que você irá encontrar o domínio ideal para o seu!