5 perguntas para te ajudar a conhecer o WordPress

Toda empresa precisa de um site e quer… blá, blá, blá… Chega! Você já sabe disso tudo. Vamos direto ao ponto: o WordPress é a plataforma de construção de sites mais utilizada no mundo. Hoje,  28% de todos os sites na internet já são feitos utilizando o WordPress.

Nesse post, a gente quer tentar responder 5 perguntas de pessoas que ficam na dúvida sobre que tipo de site criar, quando buscam criar algo profissional para suas empresas.

  • 1 – O que é uma plataforma e quais são as vantagens de se utilizar uma?

Uma plataforma é basicamente um sistema já pronto, com algumas funcionalidades embutidas, e com a capacidade de adicionar diversos módulos, para que um usuário não precise contratar uma empresa e desenvolver tudo do zero. Nesse mundo na nuvem, é cada vez mais crescente o surgimento de plataformas para diversas finalidades.

Geralmente as plataformas já tem bem definida toda a estrutura de armazenamento de dados, autenticação de usuários, associação de usuários a perfis pré-determinados (administrador, editor, leitor), além da capacidade de alterar coisas cosméticas como cores , layout, tipo de fonte, etc… O WordPress é uma plataforma de CMS (Content Management System) e facilita bastante a criação de sites profissionais. E é 100% open source, ou seja, é gratuito e qualquer pessoa pode utilizar para criação de um site, além de desenvolver módulos adicionais (os lindos Plugins <3)

 

  • 2 – Eu não sei programar! Mesmo assim posso criar um site utilizando o WordPress? (Spoiler: Sim!)

Bom, já dissemos que sim né? Mas a verdade é tão simples quanto isso, de fato. Qualquer pessoa é capaz de criar um site utilizando o WordPress, sem precisar saber programar.

Se você acessar o site https://br.wordpress.com/ e escolher a opção desejada (desde grátis, onde o domínio seria seusite.wordpress.com, até a que você paga 25 dólares por mês para ter mais opções além de poder ter o próprio domínio: www.seusite.com.br).

Mas, como não existe almoço grátis, a versão gratuita tem uma série de limitações além de não poder ter seu próprio domínio. Na versão gratuita você não tem uma gama muita grande de temas (modelos de sites) e corre o risco de acabar criando um site idêntico ao do seu concorrente. Você também só tem 3GB de espaço para armazenamento e isso pode ser bem pouco se você tiver algumas fotos e vídeo no seu site. Além disso, não tem como instalar Plugins (falaremos melhor sobre Plugins na pergunta 5), que na nossa opinião, são as coisas que fazem do WordPress a plataforma mais incrível para criação de sites.

  • 3 – O que é SEO e como o WordPress me ajuda com isso

SEO significa Search Engine Optmization e é basicamente um conjunto de regras que você deve seguir para que os buscadores encontrem seu site de maneira mais fácil. Não adianta nada criar um site lindo mas totalmente inadequado aos mecanismos de busca.

Com o WordPress, e um dos maravilhosos Plugins chamado Yoast SEO, você consegue saber exatamente o que tem que alterar em cada página, em cada post, para que seu site esteja com um bom SEO e uma boa legibilidade (Sim, essa palavra legibilidade é feia, mas existe e é muito usada no mundo SEO).

Como um pequeno exemplo, veja abaixo o tipo de análise o plugin Yoast SEO fez em um dos nossos posts:

 

  • 4- Que tipos de empresas utilizam o WordPress para criar seus sites?

Como a gente já disse, a coisa já tá bem grande! Só pra dar uma ideia de gigantes que utilizam o WordPress, aqui vai uma listinha:

 

  • 5 – Por que achamos o WordPres melhor que o Wix?

A gente aqui vai ser bem honesto. Não gostamos do Wix. Achamos ele feio, bobo, meio chato e rouba clientes da gente (mas o bom é que a gente conhece um monte que acreditou no mito do almoço grátis e depois da desilusão, veio pedir ajuda).

Mas para ser bem imparcial (será?), a verdade é que achamos que o WordPress dá de 1000 a zero no Wix. 1000 a zero!
Mas até a versão gratuita do WordPresss.com? Sim! (Formamos essa opinião comparando o gratuito wordpress com o gratuito wix).

E se a gente for falar do WordPress.org, onde você baixa a instalação e utiliza em um servidor seu, aí a comparação fica até injusta! Pelo seguinte:

  • Os maravilhosos Plugins:

    • Plugins são módulos desenvolvidos por qualquer empresa ou desenvolvedor bom, que servem para adicionar funcionalidades novas ao seu site. Quer fazer uma Área de Clientes? Tem plugin pra isso. Pensou em um módulo para Gerenciar Reservas de quartos do seu hotel? Tem também. Quer um plugin para Criar uma Landing Page no seu site? Ok, sem problemas. E um plugin para criar uma Loja Eletrônica no seu site? Sim senhor(a). Plugin para tocar os seus vídeos no YouTube direto no seu site? Pô, aí ficou fácil! Plugin para Email Marketing? Sim, sim, e sim!

Como você pode ver, plugins são mesmo maravilhosos! E muitos deles são 100% gratuitos ou tem ao menos uma versão simplificada gratuita!

  • Site (realmente) responsivo

    • Um site responsivo é um site que realmente funciona em qualquer dispositivo: o PC velho da casa da sua avó, um laptop, um celular com Android ou um Iphone (ou até o celular rodando Windows do meu pai!), um tablet! Tem que funcionar em tudo. Se você utilizar o WordPress e fizer um trabalho bem feito, seu site será 100% responsivo. Já com o Wix, não achamos que isso funcione tão bem.
      Outro dia um amigo me enviou o site de duas empresas diferentes, que ele estava cotando um serviço de tradução. Um era feito no WordPress (dá pra checar se um site utiliza WordPress aqui) e outro era feito com outra plataforma. Adivinha qual dos dois abriu e me fez pensar que meu celular estava quebrado? Isso mesmo que você pensou.
  • Liberdade

    • Se você fizer seu site com uma empresa especializada em criar sites utilizando a plataforma WordPress, e se esse site ficar hospedado no servidor dessa empresa, e um dia você cansar da cara do pessoal dessa empresa, você pede seu site e hospeda em qualquer outro provedor habilitado para hospedar WordPress. E se você cansar do Wix, por querer fazer alguma coisa diferente como, por exemplo, desenvolver um módulo adicional pra integrar com seu CRM? Aí é bem possível que você precise jogar fora e começar do zero. E se quiser hospedar seu site feito no Wix em outro lugar que cobra mais barato? Not so fast, pode esquecer também.

Conclusão

Se você nunca mexeu com criação de sites mas não tem orçamento pra fazer um site profissional, vai de WordPress mesmo assim e comece pequeno.

Um dia você vai decidir melhorar o seu site e criar algo mais profissional. Vai querer a ajuda de uma empresa que entende que a tecnologia tá evoluindo numa velocidade muito rápida, fazendo com que não faça mais sentido cobrar muito caro para fazer um site! Converse com as pessoas dessa empresa tão legal que te dá tantas dicas boas pra te ajudar (Só para ficar extremamente claro: essa empresa é a gente, ok?). 😉