Produzir conteúdo internamente ou terceirizar?

Ao ver que apenas pagar por visibilidade não é o suficiente para fortalecer a Presença Digital de suas empresas, o Marketing de Conteúdo tem sido uma solução para as startups. Com uma estratégia de Marketing Digital em jogo, cada vez mais empresas optam por produzir conteúdo para promover sua estratégia.

A produção conteúdo online é essencial para as empresas que buscam mais visibilidade e alcançar autoridade em seu ramo. Ao gerar materiais relevantes para o seu blog, atrair tráfego orgânico é uma consequência. Portanto, com visitantes espontaneamente visitando seu site ou blog, é possível gerar audiência e até mesmo novos leads!

Mas não se trata simplesmente de gerar conteúdo. A tarefa não é tão fácil assim!

É preciso ter profissionais adequados para medir quais conteúdos podem ser relevantes, como atingir sua persona, qual a frequência correta para publicar e mensurar resultados.

Tendo em mente que não é tão simples assim, voltamos à pergunta que não quer calar:

“Afinal, é melhor produzir conteúdo ou terceirizar?”

Se esta é a sua dúvida, em poucos minutos ela já não existirá mais. Neste artigo, separamos as vantagens e desvantagens de cada alternativa para solucionar esta questão.

 

Terceirizar conteúdo? Por que?

A grande vantagem na terceirização de conteúdo está em contratar um freelancer e ter a certeza de que receberá um conteúdo de qualidade.

Aliás, pessoas que trabalham desta maneira, já possuem experiência no ramo e conhecem os fatores essenciais para um bom conteúdo.

É bom também, pois possuem uma visão ampla do mercado e abordarão assuntos interessantes e convidativos à novos clientes. Contratar um ou mais freelancers pode ser uma estratégia muito boa para o posicionamento de sua marca.

Porém, a desvantagem é que talvez este conteúdo atrativo possa ficar ligeiramente genérico.

Produzir conteúdos atraentes podem trazer mais visitantes para o seu site, mas não nutri-los.

O ponto chave em atrair tráfego orgânico para o site, está em remetê-los diretamente à sua marca. Um profissional que não conhece a rotina e as políticas da empresa pode gerar conteúdos eficientes, porém não terá o compromisso de manter a identidade de sua marca.

Apesar disto, é importante ter um produtor que saiba o que está fazendo e como fazer. Por isso muitas empresas optam por terceirizar.

 

Qual a vantagem em produzir conteúdo?

Produzir conteúdo é uma ótima opção para ter materiais que sejam totalmente a cara de sua empresa. Afinal, quem está totalmente inteirado e entende melhor do funcionamento de uma empresa é quem está dentro dela.

A melhor maneira de fazer isto é incentivando os seus funcionários a escrever!

Crie materiais que gerem interesse em ações e produtos que estejam totalmente interligados à sua marca.

A desvantagem em produzir conteúdo internamente é que isto provavelmente tomará uma boa parte do seu tempo e de seus funcionários. Para isso é preciso estabelecer uma boa disciplina para que não atrapalhe o fluxo de trabalho e não acabar deixando a produção de conteúdo de lado.

É preciso entender a frequência perfeita para postar e estabelecer metas de tempo para que se consiga bons resultados.

Caso o recurso financeiro não seja um problema para a sua empresa no momento, saiba que vale a pena investir na contratação de um profissional especializado para a produção de conteúdo. Assim, além de ter um profissional cuidando do trabalho, ele estará internamente inteirado nas propostas de seu negócio.

 

Combine!

Note que a terceirização é uma opção de qualidade, sem sobrecargas, mas com um certo distanciamento dos valores internos da empresa.

Já produzir conteúdo requer tempo e conhecimento, mas tem um contato interno excelente.

Por que não reunir as duas opções, se seus prós e contras são complementares?

Se há a possibilidade de recorrer aos dois recursos, não há por que escolher ou pensar duas vezes.

Segundo a Content Trends, empresas que investem em marketing de conteúdo possuem quatro vezes mais visitas do que as demais.

Com as duas opções é possível otimizar a sua produção para atingir suas metas.

 

Conclusão

Tanto a produção de conteúdo feita internamente em uma empresa, quanto a terceirização são saídas muito úteis para conseguir melhor tráfego orgânico para o  seu site!

Porém, a reunião dos dois meios pode ser ainda mais eficiente para a sua estratégia!

Lembre-se: nesta questão não há resposta certa ou errada. Existem apenas soluções cabíveis que variam de acordo com as necessidades de uma empresa para outra.

Analise seus recursos e suas necessidades e escolha pela opção que seja eficaz para a sua empresa.

Mas não deixe de investir em seu Marketing de Conteúdo, aliás, esta é uma ótima saída para investir no crescimento de sua empresa online.