Persona: O que é e como criar a sua!
Ter um público-alvo definido não é a única tacada de mestre estratégia de uma startup (empresa iniciante). É preciso sempre ir além! Criar uma persona pode ser o que você precisa para começar a estrutura de um plano de sucesso.
Quando a questão é montar um negócio e criar uma estratégia, é comum pensar em qual público-alvo se deseja atingir. Analisar as características essenciais e como ele vai se comportar diante da sua estratégia ou conteúdo são tarefas relevantes.
Ótimo, este já é um bom começo!
Mas é preciso entender exatamente com quem você vai lidar e encontrar meios para solucionar uma problemática. Esta é a proposta de gerar a Persona: ajudar a sua empresa a compreender o que ela precisa para atingir o cliente certo de maneira efetiva.
Neste artigo, esclarecemos como definir as suas personas e selecionamos as melhores maneiras para te ajudar a encontrar a sua.
O que é uma Buyer Persona?
Primeiramente vamos esclarecer o fato de que público-alvo e persona não são a mesma coisa.
Vamos explicar de maneira prática:
Público-alvo:
Pessoas de 23 a 35 anos, solteiras, a nível de terceiro grau e interessadas em montar um negócio voltado para o ramo de tecnologia.
Buyer Persona:
José tem trinta anos, é solteiro e adora viajar. Apaixonado por tecnologia, é graduado em TI, mas trabalha em um ramo paralelo ao que ama em virtude do salário. Possui uma renda disponível para montar seu próprio negócio em sua área e pretende investir o quanto for necessário para ver seus negócios crescerem. Está a procura de alguém que o ajude a promover o Marketing Digital de sua nova empresa com excelência, já que não possui muito tempo livre.
Conseguiu visualizar a diferença? Criar uma persona é afunilar o público generalizado que você já sabe que deseja atingir. É criar um personagem que representa o modelo do cliente dos seus sonhos ideal!
Isto é essencial para elaborar uma estratégia mais efetiva, com resultados reais.
Aliás, a partir desta pessoa fictícia você consegue direcionar melhor a linguagem que utilizará no seus posts, quais palavras-chave vão atrair os cliques dela, quais redes sociais ela tem mais acessibilidade e quais tipos de conteúdo lhe são mais atraentes!
Afinal, é mais fácil criar uma estratégia que vá agradar diretamente o José ou todo um público genérico?
Fundamentado neste conceito, é possível agradar diversas pessoas que tenham o perfil parecido com o da sua persona, e assim, atingir certeiramente as pessoas exatas e alcançar o sucesso.
Como criar a sua Persona?
A criação de um cliente ideal será o elemento chave para guiar um plano de sucesso. Sem esta criação, é possível que talvez uma boa estratégia inicial acabe se perdendo em uma enchente de ideias que surgem a todo momento.
Com ideias organizadas, é mais simples chegar ao ponto certo.
Mas afinal, como criar a sua Persona?
Tenha em mente que ampliar as características de um cliente desejado, não precisa chegar ao ponto de definir a sua cor de olhos, cabelos e figura física, certo?
Contudo, criamos uma lista para facilitar o processo criativo do cliente ideal que irá te guiar!
Respondendo a estas questões já é possível ter uma base para saber que tipo de conteúdo produzir e qual a maneira de abordar este potencial cliente.
Observe:
1- Nome fictício da persona;
2- Sexo;
3- Idade;
4- Ramo Profissional;
5- Nível de escolaridade;
6- Redes Sociais que ela tem acessibilidade;
7- Desafios profissionais;
8- Objetivos que deseja cumprir;
9- Problemáticas que deseja solucionar.
Responda a esta lista e comece a fazer planos de como tornar a sua empresa eficaz para manter esta persona engajada.
O próximo passo é transformar essa idealização em estratégias reais, conquistar leads, convertê-los em clientes efetivos e partir rumo ao sucesso!
E aí, já começou a aprimorar as estratégias de Marketing Digital de sua startup, mas ainda não possui seu próprio Site Responsivo? Entre em contato conosco! Estamos sempre dispostos a te ajudar a crescer.