Aumentando suas vendas: conheça o Funil do Inbound Marketing

O Marketing Digital tem ficado cada vez mais famoso e é utilizado por diversas empresas de diversos ramos diferentes. Desde pequenas a grande empresas, conscientemente ou não, muitas ações que fazem parte do Funil do Inbound Marketing são tomadas por empreendedores no Brasil todo.

Afinal, aquela pequena empresa que criou uma página no facebook e impulsiona suas publicações, já está dando um pequeno passo na jornada de Marketing Digital. Porém, não se trata apenas de simplesmente divulgar: cada etapa do funil é importante para que a empresa consiga mais vendas.

Neste post, explicaremos para você o que é o Inbound Marketing, como funciona o Funil do Inbound Marketing e como funciona cada etapa.

 

Inbound Marketing: o que é?

Antes de começarmos a falar de como funciona o Funil, precisamos esclarecer o que é Inbound Marketing.

Existem duas formas de Marketing: a que chamamos de Outbound Marketing (métodos tradicionais) e o Inbound Marketing (Marketing de atração).

Diferente do Outbound Marketing, o Inbound é um método que busca trazer o cliente para uma jornada de compra, onde a decisão da compra é totalmente consciente. O objetivo é criar um relacionamento do cliente com a marca, por diversas etapas.

Essa escolha consciente da compra acontece pois o intuito do Inbound Marketing é fazer com que o potencial cliente veja que tem um problema e que precisa do seu produto/serviço para solucionar este problema. (O que se difere muito do Marketing tradicional que visa a indução à compra).

Os objetivos do Inbound Marketing são: aumentar a sua visibilidade com um bom custo/benefício  e atrair cliente em potencial com conteúdos de qualidade.

 

Funil do Inbound Marketing

O Funil do Inbound Marketing é a forma como as estratégias vão se organizar para serem colocadas em ação.

Imagine um funil: seu topo é mais largo, o meio é um pouco mais estreito e sua ponta é bem mais fina do que todo o resto. O Funil de Marketing não é diferente. No topo a quantidade de possibilidades são muito grandes. Ao passar pelo meio, começa a seleção de quem realmente pode ser uma oportunidade de venda. E por fim, o fundo do funil são os que se tornam clientes.

Como pode perceber, afunilar é filtrar quem da sua audiência tem mais potencial para se tornar um cliente.

As estratégias para conduzi-lo ao longo do funil se organizam em três etapas. Veja:

Topo de funil

O topo é a parte mais larga do funil.  Isto quer dizer que é a parte onde você pode ter mais engajamento de pessoas.

Nessa etapa, a intenção é atrair o máximo de pessoas possível para o seu funil. Para que dentro dessas, elas possam ser conduzidas de acordo com o nível de interesse.

As pessoas que estão no topo do funil não estão todas exatamente interessadas em comprar seu produto/serviço. Elas podem estar interessadas na marca em si ou no apetrecho de atração.

Como por exemplo, uma campanha de Facebook pode ter 1000 curtidas de pessoas que simplesmente gostaram da imagem ou estão achando a marca interessante, e não o produto anunciado propriamente dito.

Uma vez atraído e transformado em lead, a pessoa passa para a próxima etapa.

Meio de Funil

Nesta etapa, a pessoa que já se mostrou interessada na marca, deve perceber que possui um problema e que a solução pode estar com a sua marca. Desta forma, é preciso alimentar um relacionamento com os leads convertidos anteriormente, para transformá-los em clientes.

Mas não é simplesmente jogar ofertas em cima da pessoa. É preciso conduzir, ter uma relação saudável com o potencial cliente. É aí que entra a qualificação de leads.

Fundo de Funil

Quando o lead chega até essa etapa, com certeza muitas pessoas que passaram pelo funil, ficaram para trás e só os realmente interessados no produto em si, se encontram nesta fase.

É a hora de chamar para a ação e converter em cliente.

Conclusão

O Outbound marketing ainda traz resultados, porém, geralmente, costuma ser mais custoso e intrusivo.
Com o Funil do Inbound Marketing, você dá ao cliente o poder de escolha se deve ou não comprar seu produto/serviço. Porém, há uma série de estratégias para guiá-lo à essa escolha, visando sua necessidade e mostrando o quão útil a sua marca pode ser para ele!

Entre em contato com quem entende do assunto. As estratégias certas, podem trazer mais vendas qualificadas para a sua empresa.