Fazendo um briefing: Como dar primeiro passo para criar o site dos seus sonhos

Diversas pessoas e empresas já ocuparam seu lugar na internet. Porém, muitas ainda desejam conquistar seu espaço. Criar um site interessante, com um belo layout e que seja responsivo, se adaptando perfeitamente às telas de celulares e tablets é o desejo que diversas pessoas ainda buscam alcançar.

Com um projeto em mente, é natural que surjam diversas ideias diferentes.

Mas, também, é possível que em meio a tantos pensamentos diversos, seu projeto acabe entrando em conflitos que não gere bons resultados.

Para isto é importante fazer um briefing: para entender quais são as dificuldades e buscar opções para solucioná-las.

Neste artigo, explicaremos da melhor forma, porque e como elaborar um briefing bacana para fazer o seu projeto dar certo, criando o site dos seus sonhos!

 

O que é um Briefing?

A palavra inglesa, em português significa resumo. Um Briefing é um mapa de alinhamento com informações objetivas que retificam um plano ou estratégia.

É a passagem de informações de uma pessoa para outra para que o planejamento seja estabelecido, evitando futuras falhas na comunicação.

O briefing deve estabelecer o roteiro para uma ação. Ao preencher um modelo de briefing, é necessário mapear um problema para ter ideias e soluções criativas.

 

Por que fazer um briefing antes de criar meu site?

O Briefing é quem organizará todas as ideias e informações relevantes para o planejamento que irá guiar o seu projeto.

Para criar um site não basta apenas jogar ideias soltas e esperar um resultado perfeito. É preciso separar as idealizações de forma clara para que os resultados atinjam às suas expectativas.

Não estamos falando somente de responder uma lista de questões predefinidas com o objetivo de entender quais itens deverão ou não ter em seu site. Mas de um conjunto ideológico que envolve a identidade de uma marca.

Para que uma equipe possa atender inteiramente ao briefing de uma empresa na criação de sua identidade visual e site, é preciso conhecer a motivação do cliente para corresponder aos seus desejos.

O conceito de Briefing está mais ligado à inspiração do que em um simples formulário. Para entender como será o seu, é preciso distinguir alguns fatores como:

  • Estilo:

Suponhamos que a sua empresa se trate de um restaurante.

Qual o briefing de estilo do seu negócio? Um restaurante fino e moderno? Algo mais vintage com pratos típicos da localidade? Ou um restaurante de comida mexicana?

É preciso definir qual é o estilo da sua marca antes de criar o seu site. Em um restaurante fino é provável a utilização de cores mais claras. Já em um restaurante mexicano, as cores fortes irão compor o layout.

É um erro juntar elementos distintos simplesmente por serem bonitos. Ter uma identidade própria e estilo para a sua marca é fundamental para a criação do site dos seus sonhos.

 

  • Público-alvo:

Outro ponto importantíssimo é definir qual público estará acessando o seu site. Por exemplo, em um site de vendas de roupas masculinas não deve ter o mesmo briefing de um e commerce (loja virtual) de roupas infantis.

É preciso definir e entender os desejos da persona que você deseja alcançar para traçar o seu briefing.

 

  • Objeções:

Uma empresa de desenvolvimento está cuidando da criação de seu site. Mas isto não significa que todas as opções oferecidas e conselhos dados são exatamente correlacionados à inspiração de seu negócio.

É necessário ouvir os conselhos de quem entende mais do assunto, mas é essencial determinar as suas objeções.

Não gostou de uma ideia e quer alterar? Não tenha medo de falar! O seu projeto deve seguir o seu briefing.

 

Conclusão

Definir o Briefing da sua empresa é essencial para a criação de seu site. O ideal é fazer isto junto ao profissional que tratará da criação do seu site.

Uma boa ideia só se torna um bom projeto, se desenvolvida em etapas simples e bem planejadas.

Projete a sua idealização, defina todos os pontos específicos de forma clara, para que o projeto de seu briefing aconteça de acordo com as suas expectativas.

A definição do briefing é o primeiro passo para a criação do site dos seus sonhos!