Como divulgar minha empresa na internet: 6 dicas arrasadoras !

Divulgação é a palavra chave para o sucesso de qualquer empresa, seja ela no mundo físico ou no ambiente virtual. Vale inclusive usar aquele velho jargão: “Quem não é visto não é lembrado”.

Identificar o melhor caminho a ser percorrido durante essa sua jornada chamada “divulgação” nem sempre é tão óbvio, pois existem diversas opções que, cá entre nós, foram feitas somente para especialistas em foguetes profissionais da área.

Então, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Qual desses caminhos levará a minha empresa a obter o melhor resultado de divulgação através da Internet?

A resposta para essa pergunta é bem simples: DEPENDE.

Cada empresa possui a sua particularidade. O que é bom para a FIAT não será bom para a BMW, e o motivo está na cara. Estamos falando de empresas com mentalidades distintas, público alvo diferente e visão/missão incompatíveis, logo, cada empresa é única e deve adotar a sua própria estratégia de divulgação ou presença digital.

Pensando em esclarecer alguns pontos para você que está em busca sobre como melhor divulgar a sua empresa na Internet, elaborei esse pequeno artigo que mais se parece um roteiro. =)

Obviamente não conseguirei esclarecer todas as dúvidas sobre técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas, mas acredito que esse artigo vai esclarecer bastante coisa.

1 – Planejamento Vs Divulgação

A verdade nua e crua é que sem planejamento fica extremamente difícil seguir a diante, logo, planejar as suas ações é o passo mais importante para divulgar a sua empresa na internet. Já dizia um velho sábio: “Planejar é vida”. \m/

Separei aqui alguns tópicos que devem ser levados em consideração durante a fase de planejamento:

  1. Definir os seus objetivos
    • O que deseja obter?
    • Metas a serem alcançadas
    • Estabelecimento de prazos para execução
  2. Quem é o seu público alvo (persona)?
    • Quais são as suas preferências
    • Hábitos de Navegação (horário, motivo, tempo, entre outros)
    • Rede Social mais utilizada (Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, etc)?
  3. Determinar conteúdo a ser divulgado
    • Criação de conteúdo rico para a sua persona
  4. Definir os canais de divulgação
    • Site, Blog, Redes Sociais
  5. Monitoramento
    • Quais ferramentas de monitoramento serão utilizadas (Google Analytics, etc)
    • Ferramentas de monitoramento em mídias sociais

      Planejamento i22
      i22.com.br

2 – Hora de começar a divulgação!

Pronto, temos um planejamento em mãos, hora de levantar as mangas e iniciar o processo de divulgação.

A partir do seu planejamento, foram definidos quais os canais você pretende divulgar a sua marca, produto ou empresa como um todo, porém não necessariamente esse canal é a melhor opção para a sua realidade.

Sabe qual é a melhor forma de descobrir se um canal vai te servir? TESTANDO!

Ficou em dúvida sobre o que quero dizer com testar um canal?

Vamos lá. Podemos destacar como principais canais para divulgação online:

  • Marketing em rede social
  • Mail Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Patrocinado (Google Ads, Facebook, etc)
  • Orgânico – SEO.

3 – Site próprio (incluindo um blog!)

Estar presente nas redes sociais e em tudo quanto é canto da Internet é ótimo, mas também é muito importante ter um “ponto central”, esse local deve ser o seu site.

Você que ver uma coisa? Vamos comparar um site a sua própria casa, ok?

Podemos dizer que a coisa mais importante em uma casa (além da comida) seria mantê-la arrumada, concorda? Com um site é a mesma coisa.

Além de cuidar bem do seu site, você deve mantê-lo sempre muito bem arrumado. Isso é necessário para garantir aos seus visitantes uma experiência satisfatória. Além disso, é imprescindível que o site tenha um design responsivo.

Outro ponto importante é a criação de um blog dentro do seu site. A geração de conteúdo através dele é uma forma muito eficiente de manter um fluxo constante de visitas, obter compartilhamentos em redes sociais e, especialmente, visitas provenientes de mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e outros.

4 – E-mail marketing

“Panela velha é que faz comida boa“.

Não podemos em hipótese alguma desprezar o nosso velho amigo, e-mail Marketing. Você sabia que ele é um dos canais com maior retorno no marketing digital? Não acredita?

Segundo a Hubspot, empresa multinacional que oferece softwares integrados de marketing digital:

  • 80,8% dos usuários que participaram de uma pesquisa do Hubspot leem e-mails em dispositivos móveis.
  • 12% das pessoas entrevistadas têm caixas separadas para trabalho e assuntos pessoais.
  • 50% dos entrevistados afirmam ler a maioria dos seus e-mails.
  • A palavra que mais faz os destinatários abrir as mensagens é “secreto”
  • A taxa de abertura dos e-mails aumenta quando o nome do destinatário aparece no título do e-mail.
  • 65% dos entrevistados preferem peças ricas em imagens.
  • O horário em que os e-mails têm mais chances de ser abertos é na parte da manhã.
  • As pessoas que se inscreveram mais recentemente em sua base de contatos têm mais chances de abrir as mensagens.
  • Sábado é o dia em que mais se abre e-mails.

 Particularmente, adoro números =)

Nunca deixe de investir na construção de uma base qualificada e a melhor forma de se conseguir isso é utilizando o seu próprio Blog. Através de um conteúdo rico, você pode converter um número significativo de leads e com a ajuda do mail marketing, esses leads se tornam potenciais clientes.

5 – Captação de Leads

“É dando que se recebe“.

Outra estratégia muito utilizada para a captação de leads, está em oferecer algo que tenha valor para o seu futuro cliente como por exemplo:

  • Período de teste gratuito em um software
  • Ebooks
  • Planilhas administrativas
  • Modelo de documentos
  • Imagens e vetores gratuitos

Oferecer um conteúdo de relevância e bem fundamentado para o seu cliente é o primeiro passo para a conversão do lead.

6 – Avaliar os resultados

Conforme mencionado, toda campanha precisa ter um planejamento onde são estabelecidos os objetivos e o melhor caminho para alcançá-los.

Tais objetivos precisam ser avaliados constantemente, caso contrário, só iremos saber se conseguimos alcançá-los ao final de todo o ciclo.

Por isso, a avaliação constante dos resultados permite a realização de correções pontuais em nossa campanha antes que os estragos sejam maiores.

Logo, o retorno sobre investimento (ROI) será maior, pois não haverá um grande gasto de tempo em estratégias pouco eficazes.

Resumindo

Graças a Internet e as redes sociais, a competitividade entre empresas foi para outro patamar. Oferecer ótimos serviços e produtos continua sendo muito importante, porém sem uma estratégia de marketing eficiente e agressiva será muito mais difícil se estabelecer no mercado.

Uma empresa deve “mostrar a cara” e se fazer presente nos mais diversos domínios da vida das pessoas. Uma estratégia de marketing tradicional é tão ineficaz quanto uma estratégia mal elaborada. Ela deve atingir também a vida virtual das pessoas, que passam cada vez mais tempo online.

O que de fato precisa ficar claro é que o perfil dos consumidores não é mais o mesmo. Hoje as pessoas estão avidas por informação e por um desejo de manter-se constantemente atualizado (em tempo real). Portanto, invista tempo e dedique-se na divulgação da sua empresa!

Gostaria de aumentar ou melhorar a sua presença digital? Que tal batermos um papo?

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