Psicologia das cores: a cor certa faz a diferença!
Cada cor expressa algo diferente. Não é à toa que as empresas de fast food geralmente optam pelas cores vermelho e amarelo, tal como as de produtos naturais costumam recorrer ao verde.
Assim como as fontes fazem toda a diferença, cada cor pode ser interpretada pelo cérebro de uma maneira. Desta forma, podem despertar diferentes sentimentos, e assim induzir o receptor a fazer escolhas.
Existem muitas estratégias de atrair e despertar o interesse do consumidor para uma marca. Porém, cerca de 85% do julgamento inicial de um produto pode ser baseado em suas cores.
Mas afinal, quais as escolhas certas para cada situação?
Deve-se considerar que cada cor gera um impacto diferente em cada pessoa, de acordo com suas experiências vitais. Contudo, em um contexto geral, é possível fazer uma análise de como o cérebro recebe e interpreta cada uma de acordo com o contexto.
Veja a relação de associação pelo cérebro:
Escala de confiança
Tudo o que uma marca quer é passar o maior nível de confiança para o seu público, não é mesmo?
Segundo a pesquisa realizada por Joe Hallock, em 2003, existe uma seleção de tons que passa mais confiança do que outros.
Observe:
As cores e o público-alvo:
Considerando os gêneros masculino e feminino, uma pesquisa com homens e mulheres de 22 países comprova que:
As cores e os consumidores
Tal como cada cor tende a agradar um certo tipo de público, também existem colorações que atraem cada tipo de consumidor.
Cores vivas geralmente impulsionam o consumidor a comprar. Atraem e motivam o consumo.
Já as cores mais escuras, são diretamente remetidas à racionalidade. Então tendem a atrair consumidores racionais.
Veja:
O segredo é avaliar em qual contexto as suas cores serão aplicadas, quem você deseja atingir e de que forma você quer que sua marca seja vista. Baseando-se nas cores e nas impressões que elas podem passar, é possível atingir grandes resultados!
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