4 Práticas infalíveis para a sua criação de conteúdo ser um sucesso

A criação de conteúdo único e original não é uma tarefa fácil, mas ainda sim, internet já está repleta! A cada minuto, milhões de pessoas no mundo inteiro publicam conteúdo em seus sites, blogs, redes sociais e em outros meios online.

Acontece que essa produção pode ser muito útil em diversos aspectos:

  1. atrair mais tráfego para o seu site;
  2. atrair interesse para a sua marca;
  3. mais relevância para a sua marca no ponto de vista das pessoas;
  4. mais relevância para a sua marca.

Por essas razões, muitas empresas estão apostando em Marketing de Conteúdo. Uma estratégia como essa, pode trazer vantagens tanto para  a empresa, quanto para os visitante.

O Marketing de conteúdo é uma das vertentes do Inbound Marketing e colabora para que a venda aconteça de forma espontânea, ou seja, atraindo interesse do seu público.

Mas essa tarefa deve ser bem feita! E para te ajudar nessa, neste post vamos te mostrar 4 práticas infalíveis para a sua criação de conteúdo!

 

Dica 1: Quem e Por que

A primeira coisa a se pensar antes de produzir qualquer conteúdo é: “para quem eu vou escrever?”. Essa é a definição mais importante de todo o processo, pois irá determinar um alinhamento para a sua escrita.

Uma boa dica é fazer a definição de Personas: criar pessoas ideias para cada área do seu negócio. A partir disso, você pode escolher para qual delas você vai direcionar seu conteúdo! Assim, você não perde a linha de escrita ao longo do texto e nem se perde na hora da escolha do conteúdo. Entendendo para quem você quer escrever, você entende logo o porquê da escrita.

 

Leia mais aqui sobre como a criação de Personas podem ser a peça-chave em sua estratégia!

 

Dica 2: O que e Onde

Está na hora de entender a sua criação de conteúdo. O que você irá escrever?

Não estamos falando apenas do tema, mas também de onde você vai escrever.

É para um blog? Uma Fanpage? Um e-book? Um E-mail Marketing?

Tendo em mente que tipo de conteúdo você quer produzir, é necessário adequar a linguagem para cada meio. Veja:

  • Artigo para blog: Linguagem equilibrada entre o formal e o informal. É interessante passar uma leitura tranquila, com um tom amistoso. Uma boa dica é utilizar perguntas e respondê-las ao decorrer do texto. Além de tornar a escrita mais fácil, torna a leitura mais interessante.
  • Redes sociais: Ninguém escreve no facebook como escreve uma monografia, certo? Geralmente, a linguagem das redes sociais tende a ser mais informal, para se aproximar do público. Se seu nicho implica uma obrigatoriedade no tom formal, tente usar Call to actions interessantes e amistosos.
  • E-mail Marketing: Se a intenção do e-mail for a promoção de algum produto ou serviço, a melhor linguagem é a informal e apelativa. Para os demais usos, vai variar do assunto em questão.
  • Materiais Ricos: Geralmente materiais ricos trazem informações de grande relevância. Então, a melhor escolha é utilizar a linguagem formal.

Dica 3: Como

E por falar em relevância, o como do seu conteúdo deve ter isso como fator principal. Não tem nada mais frustrante do que ser atraído por um título fantástico e ter um conteúdo ruim ou sem relevância.

É importante fazer uma boa pesquisa antes de escrever qualquer coisa e disponibilizar online para leitura. Não só para a sua empresa, mas para a sua vida.  

É muito comum hoje ler diversos rumores e assistir boatos serem repercutidos com naturalidade. Essa atitude não é legal. Pode queimar a sua imagem e a da sua empresa.

Então a dica é sempre produzir conteúdo relevante e verdadeiro. Que seja atraente para o seu público e que se baseie em dados e fatos reais! Por isso, sempre verifique as fontes de onde você tirar informações!

Dica 4: Continue

Sucesso não aparece da noite para o dia! Se você mesmo está produzindo conteúdo para sua empresa ou para a empresa que você trabalha, pratique mais e mais! Quanto mais você investir na criação de conteúdo, mais terá que ler. Lendo mais, você escreverá ainda melhor.

Não há segredos para a produção de bons textos a não sei a boa prática da leitura e da escrita.

Você pode também investir na produção de vídeos e imagens. Isso pode ser um pouco mais trabalhoso, mas os resultados podem ser ótimos!

Não deixe a produção de conteúdo de lado! Pode ser a ação que está faltando para impulsionar a sua empresa!

 

Se ainda tiver dúvidas ou caso precise de ajuda na produção de seu conteúdo, entre em contato com a gente! Tenho certeza de que podemos te ajudar 😉