Sua empresa deve estar em todas as redes sociais? Quais usar?

Você já percebeu que estar presente online é importante para a sua empresa? Provavelmente sim! Todas as redes sociais já estão repletas de empresas marcando seu território.

Mas e a sua empresa? Em quais redes sociais ela está? Será que quanto mais redes sociais você tiver, mais presença digital terá? Estar em todas as redes sociais te fará ter mais clientes?

A resposta é bem simples, vai depender do que se trata a sua empresa e principalmente de onde o seu público está!

Você poderia ter todas as redes sociais do mundo e não ter engajamento em nenhuma, o que só lhe custaria tempo e dinheiro. É preciso adotar uma postura estratégica e otimizar o tempo investindo apenas nas que valem a pena, afinal, produzir conteúdo não é uma tarefa fácil: custa tempo e bastante trabalho.

É preciso analisar com calma onde o seu público está e investir nisto!

Já respondemos a principal questão deste post para clarear suas ideias. Entenda agora o comportamento do público nas Redes Sociais. Isso pode te ajudar na hora de analisar quais delas são essenciais para você!

 

Facebook

O Facebook é a Rede Social mais utilizada de todas: possui mais de 2 bilhões de usuários ativos. Ela abrange um público muito diverso, entre homens, mulheres, jovens, idosos, adultos e até crianças. Com um teor mais informal, a rede social busca conectar pessoas e gerar uma relação de “amizade” em um contexto geral.

Hoje, oito em cada dez brasileiros que possuem acesso à internet acessam o Facebook. Isso quer dizer que o engajamento pode ser alto nesta rede social.

Segundo o Facebook para empresas, 83% das empresas no Facebook buscam visibilidade online, 63% buscam interagir com o público, 11% usa porque o concorrente também usa e 5% por outros motivos.

A Rede Social possui 54% de engajamento feminino e 46% masculino.

Possui engajamento diverso variando de acordo com as faixas etárias. Veja:

de 13 até 17 anos –  9 milhões de usuários
de 18 a 24 anos –  28 milhões de usuários
de 25 a 34 anos –  9 milhões de usuários
de 35 a 44 anos –  17 milhões de usuários
de 45 a 54 anos –  10 milhões  de usuários
de 55 a 64 anos –  4,5 milhões de usuários
mais de 65 anos –  2,1 milhões de usuários

 

Instagram

A rede com mais de 700 milhões de usuários vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Atualmente, com a opção de criar uma conta comercial para empresas, com o surgimento dos Stories e com a possibilidade de anunciar, o Instagram aumentou ainda mais o seu público, principalmente no Brasil, que é o segundo país com mais usuários.

Essa Rede Social é mais habitada pelo público jovem. 90% dele tem menos de 35 anos. 53% são mulheres e 47% são homens.

O Instagram ganha muita visibilidade também por ser uma plataforma de compartilhamento de imagens. E no geral, as pessoas tendem a sentir-se mais atraídas por postagem de imagem do que apenas texto.

 

Linkedin

A rede social deixou de ser apenas para negócios. Hoje, também é uma das principais ferramentas utilizadas para troca de conhecimento. No ano de 2017, atingiu a marca dos 29 milhões de usuários, sendo 56% homens e 44% mulheres.

É a melhor escolha para Rede Social, caso seu negócio seja B2B, ou caso deseje fazer alguma troca de conteúdo ou Network.

 

Twitter

As marcas que utilizam twitter buscam mais aprimorar a sua imagem. Dados vindo do próprio Twitter no ano de 2017,  indicam a audiência da Rede Social: O maior número de usuário possui entre 21 e 44 anos, sendo 58% homens e 42% mulheres.

A Rede Social traz uma proximidade absurda entre pessoas de diferentes localidades do Brasil e do mundo! Por esta razão, a intenção das pessoas que utilizam o twitter são muito diferentes entre os públicos:

  • 53% são informados do que a marca consome;
  • 75% são leais às marcas que consomem;
  • 88% são interessados em outros países e culturas;
  • 42% gostam de se manter na moda;
  • 86% se preocupam com sua aparência e imagem.

Conclusão

Lá no comecinho explicamos que você não precisa estar em todas as Redes Sociais para conseguir clientes para a sua empresa. É preciso ter uma boa estratégia.

Analise bem o seu público, entenda como se comporta e onde ele está! Assim, com as medidas certas e otimizando seu tempo, você pode conquistar ainda mais corações! 😉