Popularidade online significa sucesso? Entenda a Métrica de Vaidade

Hoje em dia, todo mundo quer aparecer um pouquinho na internet, não é mesmo? Seja publicando fotos, vídeos, textos e outras formas de buscar a notoriedade.

Acontece que a popularidade da internet, hoje, pode ser um dos fatores para os usuários considerarem algo como relevante ou não.

Isso se aplica àquelas associações de que: “quanto mais curtidas na página do facebook, mais famosa a marca é”. “Ou, quanto mais comentários em publicações, mais interessante é o conteúdo”.

Será que esses pensamentos são verdadeiros? Será que ter vários likes significa ter uma empresa de sucesso?

Nossa missão, neste post, é explicar essa relação entre os números da audiência online e o sucesso, explicando melhor os conceitos de Métrica de Vaidade.

 

O que é Métrica de Vaidade?

A Métrica de Vaidade é aquela que traz muita visibilidade e aparentes interações online para uma pessoa ou marca. Mas essa mesma visibilidade não traz nenhum retorno que acrescente.

O objetivo de toda ação de Marketing é fazer com que a empresa consiga clientes de forma mais fácil. Quando as ações geram interação e visibilidade, mas não atinge esse objetivo que estimula o usuário a tomar uma decisão a partir dessas ações, as métricas são de vaidade.

Mas por que esse nome?

“Métricas”  é como chamamos os dados em análise em Marketing. “Vaidade” pois, em geral, essas vãs interações servem apenas para alimentar o ego da pessoa ou marca.

Por exemplo, ao patrocinar uma campanha no facebook, você pode conseguir diversas curtidas na página e likes no post. Porém se após esta ação, nenhum deles converter como lead ou como cliente, as métricas foram pura vaidade!

 

Quais dados podem ou não ser de vaidade?

As métricas de vaidade não são de todo ruim, elas tem seu lado bom também! Mas acontece que os dados que podem ser considerados vaidade, quando não geram nenhuma ação. Então não são os dados mais relevantes em uma estratégia de Marketing, os dados mais importantes são aqueles que otimizam o desempenho de uma campanha.

 

Alguns dados que podem ser considerados de vaidade:

  • Curtidas

Ter muitas curtidas no Facebook, Instagram, Twitter não são sinônimo de que a sua marca está vendendo muito. É muito simples conseguir interação patrocinando um post.

Além disso, a pessoa pode ter curtido sua campanha por gostar da imagem, por achar a abordagem divertida, ou por outros fatores. Isso não significa que ela está interessada no conteúdo da campanha e pretende comprar ou contratar seus serviços.

  • Compartilhamentos

Atualmente, posts são compartilhados o tempo todo na internet inteira. Número de compartilhamentos não é indicador de desempenho, mas mostra o grau de viralização da sua campanha.

  • Visualizações  e Pageviews

Os números das visualizações em vídeo e de Pageviews são bastante relativos.

Um vídeo pode ter 70 visualizações de 25 usuários. Ou seja, não significa que está abrangendo um grande público. A solução é estar sempre analisando essas métricas.

 

Alguns dados que são relevantes sobre o desempenho

  • Taxas de conversão

O número de visitantes que se convertem em leads são relevantes para o Marketing. Afinal, a partir desses potenciais clientes que podem surgir novas oportunidades de vendas.

  • Conversões em funil

    As conversões dentro do funil são as alterações de estágio de uma pessoa dentro da sua base. Isto é, transformar visitante em lead, lead em cliente e vender de novo futuramente para quem já é cliente.

  • Visitantes

    O número de visitantes, ao contrário das Pageviews, mostra a quantidade de pessoas únicas que acessaram o seu site. Isso pode ser relevante para você ter o controle de acessos do seu site.

    Conclusão

    Ter visibilidade é bom. Mas se você quer estratégias efetivas para crescimento a partir de vendas, não adianta ficar só na vaidade. Converse com alguém que entenda de Marketing Digital e tire suas dúvidas! Vale muito mais a pena ter números relevantes do que vários dados que não levem a ação nenhuma, não é mesmo?! 😉