Marketing Pessoal: as dicas que você precisa para começar o seu

Como já questiona David Meerman Scott: “Repórteres e editores usam a Internet para procurar histórias, pessoas e empresas interessantes. Eles vão te encontrar?”

O Marketing está aqui para isso: atrair a visibilidade.

Com o Marketing Pessoal, não é diferente. Mas, ao contrário do Marketing para Empresas, o Marketing Pessoal, cria estratégias para trazer visibilidade para um indivíduo, isto é, promover a si como marca.

Com uma série de estratégias e atitudes constantes e harmoniosas, a finalidade deste Marketing é conquistar a atribuição da imagem mais positiva possível para uma pessoa.

Ou seja, utilizar estratégias para que esta associação boa seja natural, e não uma autopromoção ou publicidade. Que a visibilidade se torne algo totalmente positivo, e não algo massivo e claramente estratégico.

Alguns artistas usam o Marketing Pessoal para manter uma linha de identificação, manter uma imagem, seja boa, seja uma personalidade forte ou até uma fama de “bad boy” ou “bad girl”.

Já, outras pessoas utilizam desse método para poder promover uma boa imagem para levar para sua vida empresarial.

Existem vários passos para fazer um Marketing Pessoal eficiente e que dê realmente resultados. Neste post, selecionamos alguns passos que são fundamentais para um Marketing Pessoal eficiente. Veja abaixo:

  • Imagem

Se o Marketing Pessoal que você está trabalhando visa manter uma boa impressão sua ou de seu cliente, o primeiro passo é cuidar da imagem. Sim, estamos falando da imagem física, que vai contar bastante!

A sua imagem externa tem que estar bem cuidada ou aparentemente bem cuidada, na hora de apresentar-se profissionalmente.

Seja através de boas fotos e vestimentas, seja através do próprio corpo. Não é questão de padronização cultural, mas quando se trata de Marketing Pessoal, sua imagem deve transmitir exatamente os seus ideais.

  • Público

Assim como o Marketing Corporativo, o Marketing Pessoal também precisa de definição de um público a agradar, dependendo do ramo em que for atuar. Por exemplo, é preciso ter alguns cuidados de comportamento, de acordo com quem você irá lidar.

Isto é, suponhamos que voce você seja uma babá de crianças pequenas e deseja promover um bom Marketing Pessoal em suas redes sociais. Não é bacana realizar posts em sua página no Facebook que possuam palavrões ou compartilhar vídeos agressivos em sua linha do tempo.

Defina o seu comportamento online de acordo com quem deseja atingir.

  • Objetivo

Tenha em mente, que ainda que o Marketing seja sobre você, não é apenas sobre ser você mesmo. É você como marca.

É preciso traçar um objetivo, buscar bem fundo o porquê de você estar ali e quais são as suas aspirações profissionais.  

Trace objetivos, trace metas e siga firmemente atrás de resultados.

  • Essência

Falamos um pouco mais acima sobre o quanto é importante ter uma boa imagem. Uma imagem icônica mantida pelo Marketing Pessoal, pode ser mantida por décadas. Tal como o símbolo do Charles Chaplin é seu bigode e chapéu, as luvas do Michael Jackson, entre outros.

Consegue imaginar o guitarrista Slash trocando seu óculos escuros e chapéu por óculos de grau e uma tiara? Imagina a Lady Gaga começar a usar roupa, cabelo e maquiagem cotidianas em seu show? Tudo isso seria super estranho, não é mesmo? Isto acontece, pois em conjunto com a imagem, um bom Marketing Digital preserva a essência do indivíduo.

Traga uma boa imagem, mas nunca perca a sua essência para isto.

  • Consumo

Tenha em mente que vivemos em uma sociedade de consumo, onde a produção cultural pode influenciar ativamente no gosto das pessoas.

Há milhões de pessoas publicando conteúdo online diariamente e uma quantidade ainda maior de pessoas consumindo este conteúdo, seja qual for.

Na definição de seu público, pense que tipo de conteúdo ele gostaria de consumir e por que este é o seu. A partir disso, entre na disputa por visibilidade.

  • Exclusividade

Não só traga conteúdo exclusivo, seja exclusivo e inédito!

O a melhor forma de reter atenção é através da relevância e da surpresa. Seja surpreendente, inove! Faça aquilo que a sua concorrência não está fazendo!

  • Comunicação

Antigamente, para conseguir visibilidade, era preciso anunciar ou conseguir um tantinho de notoriedade em algum meio de comunicação de massa.  

Hoje, as coisas já são absurdamente mais simples. É preciso aproveitar essa deixa e abusar das redes sociais e da internet. Mantenha uma boa comunicação com o seu público-alvo, apareça! Externe os seus ideais, suas propostas e compartilhe o que gosta com seu público!

Essa pode ser uma boa forma de manter proximidade com aqueles que admiram ou venham a admirar seu trabalho.

  • Proatividade

Não deixe para depois nem espere alguém fazer por você. Seja proativo! Faça e aconteça, corra atrás do que você deseja por si.

  • Networking

Conhecer pessoas é um passo importantíssimo. Fazer Network é fundamental para promover a sua identidade. Assim, seus horizontes podem se expandir e você pode ficar ainda mais reconhecido pelo que faz.

Além disso, aprender nunca é demais. Com um bom Network, você pode aprender várias coisas e conhecer áreas diferentes!

Conclusão

E então, já sabe responder a pergunta? Pessoas interessantes irão te encontrar na internet caso precise de você?

Invista em seu Marketing Pessoal! Uma dica é criar um blog, além das suas redes sociais. Lá, você pode expor suas ideias, divulgar seu trabalho e mostrar para quê você veio!

Seja em qual área você atuar, o Marketing Pessoal pode ser muito importante para a sua carreira.