Quero visibilidade no Google. Como são os Snippets em destaque?
“Como conseguir destaque especial no Google? O que são snippets?”
Você já deve ter reparado que as pesquisas no Google se apresentam de formas diferentes quando buscamos por algo. Por exemplo, quando se tem uma dúvida, antes da lista de sites relacionados ao seu termo de pesquisa, uma breve resposta à sua questão aparece em destaque. Muitas vezes, este breve trecho já responde a parcela de suas dúvidas. Assim como, ao buscar por uma empresa ou local, uma breve representação do Maps é exibida.
Isso tudo acontece pois o Google como buscador, otimiza as buscas para que você encontre tudo de maneira mais fácil. E para isto, as pesquisas são organizadas em diferentes tipos de Snippets.
Snippets são fragmentos para serem utilizados de forma rápida. Mais especificamente, os snippets do Google, são utilizados para dar um trecho sobre determinada pesquisa.
Após o bloco de destaque especial, os anúncios geralmente são os primeiros a aparecer ao lado esquerdo. Em seguida, temos os resultados da pesquisa orgânica, isto é, de acordo com a relevância do conteúdo para o SEO (Otimização para mecanismos de busca). Ao lado direito, dependendo da pesquisa, pode aparecer um Snippet Local Search.
Mas como funcionam estes snippets? Como colocar a minha empresa lá?
Explicamos neste artigo como funcionam dois tipos de Snippets de destaque.
Snippets Local Search
A partir do o crescimento do tráfego online, as buscas também aumentaram. E com isto, os buscadores precisaram otimizar a sua exibição de pesquisa.
Uma maneira de conseguir o aumento da visibilidade para a sua empresa no Google, é através do Snippet Local Search, isto é, de busca pela localização.
Observe:
Para aumentar sua visibilidade no Google pelo Local Search, basta criar uma conta no Google Business. Lá mesmo você encontra as orientações necessárias para adicionar a localização de seu negócio.
Snippets de destaque especial na pesquisa
Quando uma pesquisa é feita em forma de pergunta, o Google, otimizando seus resultados, pretende exibir uma breve resposta ao que lhe é buscado. Para isso, é exibido um bloco de Snippet de em destaque especial antes dos demais resultados orgânicos.
Esse bloco inclui um resumo que seleciona a melhor resposta da web para a busca. Juntamente ao título da página e um link que direciona para o post.
Os snippets em destaque especial servem para chamar a atenção do leitor. O Google programaticamente detecta quando a pesquisa feita é em forma de pergunta e busca a melhor resposta para esta. Assim, destaca acima dos resultados comuns.
Como o bloco especial tem objetivo de trazer sempre o resultado mais útil para solucionar dúvidas, é possível que os snippets sejam atualizados com o tempo. Para estas melhorias, há um botão de feedback, onde o próprio leitor pode avaliar a utilidade da resposta destacada.
Como posso colocar minha empresa em destaque especial?
Infelizmente não é possível colocar-se em destaque especial, pois o Google seleciona programaticamente o melhor resultado para destacar.
A melhor forma de tentar ser o destaque especial nas buscas é produzindo o melhor conteúdo para o seu blog e atentando-se às práticas de SEO.
Estar na primeira página nas buscas da sua palavra-chave, já é bom. Conseguir um destaque especial é ainda melhor.
Conclusão
Toda empresa quer visibilidade.
Cuidar da presença digital da sua marca é fundamental, principalmente em como ela vai se posicionar nos buscadores.
Ter um bom posicionamento é uma ótima maneira para conseguir atrair mais tráfego para o seu site, e também, para manter a “autoridade” no assunto online.
Cuide da sua presença digital! Coloque sua empresa nas buscas locais e otimize o seu conteúdo. Quem sabe o próximo destaque especial no Google é da sua página? 😉