E-commerce: conheça 10 motivos para criar o seu e empreender na adversidade!
Em tempos de adversidade, muitas pessoas optam por esperar a maré de dificuldades passar; já outras são dominadas pelo seu lado empreendedor. Mas como empreender pode ser a escapatória de uma fase ruim, se para isto é necessário investir? A palavra-chave perfeita é: e-commerce.
E-commerce, ou loja virtual, pode ser uma ótima solução para te tirar de uma situação financeiramente difícil. Aliás, a vontade empreendedora juntamente à criatividade são fatores potentes para o mercado. E com a expansão da internet, vale a pena unir o útil ao agradável.
Em relação ao primeiro trimestre de 2016, a taxa de desocupação cresceu 27,8% no primeiro trimestre de 2017, segundo o IBGE. Estes dados contrastam com relação ao crescimento do e-commerce.
De acordo com o relatório produzido pela Ebit, o ano de 2016 se encerrou com o faturamento R$ 44,4 bilhões no mercado e-commerce, crescimento de 7,4% diante do faturamento de R$ 41,3 bilhões registrados em 2015. Estes dados mostram o quanto esta forma de mercado tem crescido e o quanto gera resultados reais no mercado nacional.
Mas como empreender digitalmente pode ser útil para contornar uma adversidade?
Selecionamos 10 motivos para você investir em um e-commerce e driblar esta situação!
1- Investimento pequeno
Uma das maiores vantagens de uma loja virtual é o curto investimento.
Para abrir uma loja física seria necessário um gasto muito maior para mantê-la.
No e-commerce, o investimento basicamente se baseia na criação de site, definir como serão os pagamentos e realizar o cadastro das mercadorias.
Quanto menos gastos, melhor!
2- Loja 24h
Imagina o quanto seria necessário gastar em uma loja física para mantê-la funcionando 24h? Os custos provavelmente dobrariam, fora que a segurança também entraria em jogo. Mas com a loja virtual você pode! Ela estará disponível para vendas a qualquer hora que seus clientes precisarem de seus produtos, sem nem um custo por isso!
3- Universalidade
Abrir uma franquia de uma loja física em um determinado local, limita a venda apenas para pessoas que passarem por ali. Para alcançar pessoas de um local totalmente diferente, é preciso abrir outra franquia para expandir seus horizontes.
Mas não no e-commerce.
Pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo podem acessar a sua loja online e realizar um pedido.
A questão do frete fica relativo às preferências da empresa, porém, o alcance geográfico é inteiramente maior!
4- Praticidade para o cliente
Sem filas, sem tumulto, sem trânsito e nem estacionamento. Buscar por um produto por categorias subdivididas é bem mais simples do que procurar por ele dentro de um espaço.
Um dos fatores para proporcionar ao cliente uma boa experiência é dando-lhe facilidade e praticidade em realizar aquilo que já iria ser feito.
Ir além do esperado é ser eficaz.
5- Análise de vendas
Analisar os produtos mais procurados e vendidos para dar mais ênfase neles é muito mais fácil online. No seu site é mais fácil mensurar os dados de venda e realizar relatórios sobre o que repor, no que investir, qual produto está sendo mais amado pelo seu público e controlar a entrada e saída de mercadorias.
6- Criação de Promoções
O aproveitamento da análise de vendas pode ser convertido em uma estratégia de criação de promoções.
Ao ver que um produto está sendo muito procurado e comprado, você pode elaborar mais promoções de acordo com o perfil deste determinado cliente. Por exemplo: Um e-commerce de moda feminina que tenha venda de roupas, sapatos e acessório, observa que a procura maior tem sido por casacos. Por esta razão é mais simples desenvolver uma estratégia de promoção em favor das buscas.
7- Manutenção
O custo por manutenção de uma loja física não costuma ser muito baixo. São diversos recursos humanos e comerciais como: aluguel de um espaço, luz, internet, funcionário, troca de mercadoria, etc.
O custo de uma loja virtual para mantê-la viva é absurdamente menor, aliás, depois do site criado, com, domínio disponível, o custo de sobrevivência é totalmente acessível e você mesmo pode controlar tudo sozinho.
Vale a pena comparar.
8- Liberdade!
Trabalhar todos os dias e esperar para dar um passeio somente nas folgas ou férias já não será mais regra. Uma vez que sua loja online estiver dando lucros, é possível controlar as vendas de onde estiver.
Que tal comemorar uma venda nova em Paris?
9- Mercado crescente
O mercado do e-commerce, como anteriormente citado, está crescendo e os dados são reais. Isto não quer dizer que você será engolido pela concorrência caso queira entrar.
Ao contrário disto, é possível pensar em aproveitar a oportunidade para crescer também.
10- Marketing Online
O Marketing Digital está dominando lojas online e também físicas. Todos querem seu espaço online e isto já não é mais novidade para ninguém.
Aproveite o marketing online para direcionar seus clientes diretamente para o link de sua loja.
Com apenas um click, ele já estará lá dentro, enquanto em um comércio físico, o cliente ainda terá o trabalho de buscar pelo endereço.
Conclusão
Ficar parado não é uma boa opção, afinal, é através dos esforços que se atingem bons resultados.
Vale a pena investir em algo novo, principalmente em uma vertente do mercado que está crescendo economicamente no país.
A cada adversidade há sempre uma oportunidade diferente.
Criar seu próprio e-commerce é muito mais do que empreender, é descobrir maneiras novas de se ajudar e dar ao cliente uma nova alternativa de comprar de maneira prática e muito eficiente.
Com criatividade e um pensamento à frente, é possível contornar uma situação difícil, arriscar e obter o tão desejado sucesso.