Criar um site: 100% necessário ou uma página no Facebook é o suficiente?
O Marketing Digital vem se expandindo cada vez mais. É na internet que se tem obtido grande alcance e relacionamento com o público. Por esta razão, estabelecer seu lugar online tem se tornado uma das maiores prioridades dos empresários. Mas como fazer isto, ao criar um site ou uma Fan Page (página) no Facebook?
Com a explosão do Facebook, ao pensar em estabelecer sua presença digital, empresas optam pela criação de uma Fan Page.
Aliás, grande parte do público online já possui certa habilidade na utilização pessoal da rede social, então é comum o desejo de querer se estabelecer por lá.
Mas afinal, apenas ter uma página no Facebook é o suficiente?
A resposta é NÃO!
A página no Facebook e o site têm funções diferentes, com objetivos parecidos, mas que se comportam de formas distintas repletas de prós e contras.
Por que criar um site?
Criar um site é a maneira ideal de se estabelecer online. É como construir uma casa própria e ter a certeza de que lá é o seu lugar.
Uma empresa que possui seu próprio site, transmite maior credibilidade e profissionalismo. Isto é essencial para transmitir segurança e confiabilidade ao público.
Outro pró é ter o seu lugar fixo aberto 24 horas por dia! Quer coisa melhor do que um pronto atendimento?
Seja para divulgação de um portfólio ou um criar um site de vendas, o seu lugar fixo estará lá a qualquer momento para atender à procura de seus visitantes.
Não há nada melhor do que possuir o próprio domínio personalizado, com um ótimo custo/benefício, um e-mail próprio para a sua empresa, um layout com as suas cores e a sua própria política onde você define a liberdade para comunicar-se. Aliás, seu site, suas regras. =)
Site vs. Página no Facebook
Vamos para o ringue!
No primeiro round, vamos ressaltar o fato do que é ou não propriedade.
Quando você cria um site e com seu próprio domínio o espaço é totalmente seu. Você criou e possui aquele espaço.
Já o Facebook não é seu. Você cria uma conta na rede social da empresa Facebook. Logo, você está dentro das políticas e leis desta empresa – que estão sempre sendo atualizadas -, e é ela quem vai determinar o que pode ou não ser feito lá, e não você. Você não é dono de sua página no Facebook, como a própria empresa nomeia: Você é o administrador desta página.
Ouve-se diversos casos de empresas que tiveram alguma ideia que contrariava as leis da rede social e tiveram suas páginas desativadas.
Já no seu site, você é “O Poderoso Chefão” quem manda! A liberdade de comunicação dependerá de você.
No segundo round, devemos levar em consideração de que o Facebook permite a análise estatística do alcance do público em suas publicações e acessos. Um bom ponto que favorece as páginas. Aliás, assim como o Google Analytics, também conseguimos utilizar métricas pelo Facebook.
Também devemos levar em consideração que o Facebook cria em sua página, sugestões de coisas relacionadas ao tema de sua página, ou seja, seus concorrentes!
No seu site não terá estes problemas. Nada de propaganda da concorrência. É a sua empresa em favor dela mesma e do melhor para os seus visitantes!
Por último, devemos constatar o fato de que a personalização de uma página é limitada ao layout da rede social, enquanto o seu site pode ser totalmente personalizado ao seu gosto e ter mais “a sua cara”.
Qual eu devo escolher?
Escolher nunca deve ser uma opção quando se pode ter os dois.
Ter um site é fundamental para uma empresa. É lá que será estabelecido o seu espaço.
Mas, por que não aproveitar a explosão do Facebook para promover a sua empresa além do site?
Uma boa dica é sempre linkar o seu site a cada post que fizer em sua página. Assim, você estará direcionando seu visitante a conhecer melhor a sua marca e seu produto engajando-o à sua ideia!
É sempre bom expandir os universos e explorar as possibilidades. Uma página pode ser muito útil para divulgar o seu site, promover seu produto e estreitar as relações diretas com o seu público. Lá é possível ter o relacionamento mais direto com a sua persona, conseguir curtidas e possibilitar o encaminhamento direto para o seu site, onde você está habitando.
O ideal é sempre estar um passo à frente da concorrência, não é mesmo? Opte por ambos e amplie a sua estratégia rumo ao sucesso!