Como divulgar minha empresa na internet: 6 dicas arrasadoras !
Divulgação é a palavra chave para o sucesso de qualquer empresa, seja ela no mundo físico ou no ambiente virtual. Vale inclusive usar aquele velho jargão: “Quem não é visto não é lembrado”.
Identificar o melhor caminho a ser percorrido durante essa sua jornada chamada “divulgação” nem sempre é tão óbvio, pois existem diversas opções que, cá entre nós, foram feitas somente para especialistas em foguetes profissionais da área.
Então, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Qual desses caminhos levará a minha empresa a obter o melhor resultado de divulgação através da Internet?
A resposta para essa pergunta é bem simples: DEPENDE.
Cada empresa possui a sua particularidade. O que é bom para a FIAT não será bom para a BMW, e o motivo está na cara. Estamos falando de empresas com mentalidades distintas, público alvo diferente e visão/missão incompatíveis, logo, cada empresa é única e deve adotar a sua própria estratégia de divulgação ou presença digital.
Pensando em esclarecer alguns pontos para você que está em busca sobre como melhor divulgar a sua empresa na Internet, elaborei esse pequeno artigo que mais se parece um roteiro. =)
Obviamente não conseguirei esclarecer todas as dúvidas sobre técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas, mas acredito que esse artigo vai esclarecer bastante coisa.
1 – Planejamento Vs Divulgação
A verdade nua e crua é que sem planejamento fica extremamente difícil seguir a diante, logo, planejar as suas ações é o passo mais importante para divulgar a sua empresa na internet. Já dizia um velho sábio: “Planejar é vida”. \m/
Separei aqui alguns tópicos que devem ser levados em consideração durante a fase de planejamento:
- Definir os seus objetivos
- O que deseja obter?
- Metas a serem alcançadas
- Estabelecimento de prazos para execução
- Quem é o seu público alvo (persona)?
- Quais são as suas preferências
- Hábitos de Navegação (horário, motivo, tempo, entre outros)
- Rede Social mais utilizada (Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, etc)?
- Determinar conteúdo a ser divulgado
- Criação de conteúdo rico para a sua persona
- Definir os canais de divulgação
- Site, Blog, Redes Sociais
- Monitoramento
- Quais ferramentas de monitoramento serão utilizadas (Google Analytics, etc)
- Ferramentas de monitoramento em mídias sociais
2 – Hora de começar a divulgação!
Pronto, temos um planejamento em mãos, hora de levantar as mangas e iniciar o processo de divulgação.
A partir do seu planejamento, foram definidos quais os canais você pretende divulgar a sua marca, produto ou empresa como um todo, porém não necessariamente esse canal é a melhor opção para a sua realidade.
Sabe qual é a melhor forma de descobrir se um canal vai te servir? TESTANDO!
Ficou em dúvida sobre o que quero dizer com testar um canal?
Vamos lá. Podemos destacar como principais canais para divulgação online:
- Marketing em rede social
- Mail Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Patrocinado (Google Ads, Facebook, etc)
- Orgânico – SEO.
3 – Site próprio (incluindo um blog!)
Estar presente nas redes sociais e em tudo quanto é canto da Internet é ótimo, mas também é muito importante ter um “ponto central”, esse local deve ser o seu site.
Você que ver uma coisa? Vamos comparar um site a sua própria casa, ok?
Podemos dizer que a coisa mais importante em uma casa (além da comida) seria mantê-la arrumada, concorda? Com um site é a mesma coisa.
Além de cuidar bem do seu site, você deve mantê-lo sempre muito bem arrumado. Isso é necessário para garantir aos seus visitantes uma experiência satisfatória. Além disso, é imprescindível que o site tenha um design responsivo.
Outro ponto importante é a criação de um blog dentro do seu site. A geração de conteúdo através dele é uma forma muito eficiente de manter um fluxo constante de visitas, obter compartilhamentos em redes sociais e, especialmente, visitas provenientes de mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e outros.
4 – E-mail marketing
“Panela velha é que faz comida boa“.
Não podemos em hipótese alguma desprezar o nosso velho amigo, e-mail Marketing. Você sabia que ele é um dos canais com maior retorno no marketing digital? Não acredita?
Segundo a Hubspot, empresa multinacional que oferece softwares integrados de marketing digital:
- 80,8% dos usuários que participaram de uma pesquisa do Hubspot leem e-mails em dispositivos móveis.
- 12% das pessoas entrevistadas têm caixas separadas para trabalho e assuntos pessoais.
- 50% dos entrevistados afirmam ler a maioria dos seus e-mails.
- A palavra que mais faz os destinatários abrir as mensagens é “secreto”
- A taxa de abertura dos e-mails aumenta quando o nome do destinatário aparece no título do e-mail.
- 65% dos entrevistados preferem peças ricas em imagens.
- O horário em que os e-mails têm mais chances de ser abertos é na parte da manhã.
- As pessoas que se inscreveram mais recentemente em sua base de contatos têm mais chances de abrir as mensagens.
- Sábado é o dia em que mais se abre e-mails.
Particularmente, adoro números =)
Nunca deixe de investir na construção de uma base qualificada e a melhor forma de se conseguir isso é utilizando o seu próprio Blog. Através de um conteúdo rico, você pode converter um número significativo de leads e com a ajuda do mail marketing, esses leads se tornam potenciais clientes.
5 – Captação de Leads
“É dando que se recebe“.
Outra estratégia muito utilizada para a captação de leads, está em oferecer algo que tenha valor para o seu futuro cliente como por exemplo:
- Período de teste gratuito em um software
- Ebooks
- Planilhas administrativas
- Modelo de documentos
- Imagens e vetores gratuitos
Oferecer um conteúdo de relevância e bem fundamentado para o seu cliente é o primeiro passo para a conversão do lead.
6 – Avaliar os resultados
Conforme mencionado, toda campanha precisa ter um planejamento onde são estabelecidos os objetivos e o melhor caminho para alcançá-los.
Tais objetivos precisam ser avaliados constantemente, caso contrário, só iremos saber se conseguimos alcançá-los ao final de todo o ciclo.
Por isso, a avaliação constante dos resultados permite a realização de correções pontuais em nossa campanha antes que os estragos sejam maiores.
Logo, o retorno sobre investimento (ROI) será maior, pois não haverá um grande gasto de tempo em estratégias pouco eficazes.
Resumindo
Graças a Internet e as redes sociais, a competitividade entre empresas foi para outro patamar. Oferecer ótimos serviços e produtos continua sendo muito importante, porém sem uma estratégia de marketing eficiente e agressiva será muito mais difícil se estabelecer no mercado.
Uma empresa deve “mostrar a cara” e se fazer presente nos mais diversos domínios da vida das pessoas. Uma estratégia de marketing tradicional é tão ineficaz quanto uma estratégia mal elaborada. Ela deve atingir também a vida virtual das pessoas, que passam cada vez mais tempo online.
O que de fato precisa ficar claro é que o perfil dos consumidores não é mais o mesmo. Hoje as pessoas estão avidas por informação e por um desejo de manter-se constantemente atualizado (em tempo real). Portanto, invista tempo e dedique-se na divulgação da sua empresa!
Gostaria de aumentar ou melhorar a sua presença digital? Que tal batermos um papo?
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