Site Responsivo

De modo geral, podemos dizer que um site responsivo é aquele que possui um design que se adapte a todos os tipos e tamanhos de tela (resolução).

Você quer um exemplo prático de um layout responsivo?

Sabe aquele site que você acessa pelo seu smartphone e que precisava ficar mudando o zoom para conseguir ler o que está escrito na página? Ou aquela foto gigante que você precisa mudar a posição (rotação) do seu celular / tablet para conseguir visualizar a imagem?

Então, isso NÃO é um design responsivo =)

Com o avanço da tecnologia, a utilização desse tipo de interface altamente adaptável se tornou obrigatória, não acredita?

Veja o que a Cisco, empresa líder em TI e redes de computadores ao redor do mundo diz sobre esse assunto:

“O Brasil já apresenta números significativos no que diz respeito ao uso de dispositivos móveis. Hoje, são 170,7 milhões de usuários, o equivalente a 82% da população do país. Em 2020, esse número deve alcançar a marca dos 182 milhões. O tráfego de dados, já intenso, deve crescer e ficar ainda mais inteligente:

  • O tráfego de dados móveis aumentará 7 vezes no país, a uma taxa de crescimento anual de 45%.
  • Entre 2015 a 2020, o tráfego de dados móveis deve crescer três vezes mais rápido que o tráfego de IPs fixos.
  • Em 2020, o tráfego de dados móveis representará 14% do total brasileiro, em comparação aos 5% atuais.
  • 73% das conexões móveis serão inteligentes em 2020; atualmente, esse índice é de 42%.
  • Na mesma linha, a tendência é que 100% do tráfego de dados móveis seja considerado “tráfego inteligente” dentro dos próximos cinco anos – hoje, o índice já é de 95%.

Outra estimativa para os brasileiros diz respeito ao tráfego gerado pelos dispositivos móveis. Considerando os números de 2015, um dispositivo inteligente gera, em média, 23 vezes mais tráfego do que um não inteligente. Em 2020, um salto: os dispositivos móveis devem gerar 94 vezes mais tráfego em relação aos dispositivos não inteligentes.“

Mas não acaba por ai! Segundo a Morgan Stanley Research, no ano de 2015 o número de dispositivos móveis conectados a internet no Brasil ultrapassou a quantidade de computadores pessoais na rede:

Morgan Stanley - Internet Brasil
Morgan Stanley – Internet Brasil

Ainda Segundo a Morgan Stanley, os números mundiais referentes a quantidade de dispositivos móveis conectados na internet, são ainda mais legais =)

Morgan Stanley - Internet Mundo
Morgan Stanley – Internet Mundo

Pronto! Gostou desses números?

São bem expressivos não é verdade?

Com isso, podemos chegar a seguinte conclusão: Cada vez mais usuários irão acessar sites através de dispositivos móveis, por isso, a interface responsiva é a melhor forma de proporcionar aos seus visitantes a melhor experiência durante o acesso ao seu site.

Como funciona um site Responsivo?

Em um site sem a interface responsiva, quanto menor o tamanho da tela, maior será o zoom para podermos visualizar o conteúdo proposto.

Já em um site responsivo, o conteúdo é ajustado automaticamente para o tamanho da sua tela, ou seja, não importa se está acessando o site por um computador, tablet ou smartphone … o conteúdo principal sempre se adaptará conforme a sua necessidade.

Somente a critério de informação, veja as resoluções (tamanho da tela) dos principais dispositivos:

Resoluções Dispositivos
Resoluções Dispositivos – Imagem Internet

Meu site é responsivo?

E então, já sabe se o seu site é responsivo?

Caso não tenha conseguido sanar essa dúvida, vou te passar o caminho das pedras…

Existe um site muito bacana chamado mobiReady que faz esse teste pra você, 100% na “faixa” (grátis).

Basta colocar o endereço completo do seu site, exemplo: https://seusite.com.br, clicar em Go e aguardar alguns segundos….

Meu site não é responsivo, e agora?

“Calma, calma, não criemos pânico” =)

Existem algumas técnicas que podem ser aplicadas a fim de mudarmos essa situação. Alguns gerenciadores de conteúdo como o WordPress, conseguem dar 100% conta do recado.

Caso queira, podemos dar uma olhada no seu site (totalmente sem compromisso) e traçar um plano de ação. Entre em contato conosco aqui.