Landing Page: O que é e como usar em sua estratégia

Landing Page, em português, significa “Página de Destino”. Esta breve definição já explica totalmente a sua finalidade.

Essas páginas são aquelas em que os clientes “pousam” em um determinado e-mail, anúncio, promoção ou ação.

Você com certeza já acessou um site onde aparece uma oferta por exemplo: “e-Book Marketing Digital – Clique e faça o download”. Em seguida, ao clicar, você é encaminhado para um formulário que pede seu e-mail e outras informações adicionais. Apenas depois de preencher, você pode baixar o material.

É desta ação que estamos falando.

Tudo possui uma razão objetiva.

O dono do site não quer simplesmente lhe presentear com um material, mas ele capta o seu interesse no conteúdo e lhe considera uma oportunidade de venda. Para isto, necessita do seu contato.

Esta estratégia se chama Conversão de Lead. E o principal objetivo desta conversão é capturar o visitante que “cair de paraquedas” em seu site e transformá-lo em oportunidade.

Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre Landing Pages!

 

A importância das Landing Pages

Como explicamos anteriormente, o objetivo de uma Landing Page é capturar o contato dos visitantes interessados, transformando-os em Leads.

Essa captura é importante para a empresa, pois gera uma métrica mais descritiva de cada lead. Aliás, geralmente as informações as quais temos acesso através das medidas de métrica são totalmente numéricas.

Você entende o comportamento do seu visitante através da quantidade de cliques e engajamento.

Com as Landing Pages, este cenário pode mudar totalmente. Você pode bolar o formulário estrategicamente, com as informações que você deseja obter sobre o seu visitante.

A partir disso, todas as demais etapas ficam mais simples.

Se em uma Landing Page você conseguiu capturar o e-mail do seu visitante, agora como lead, ele pode estar pronto para receber ofertas dos seus serviços por e-mail. Aliás, ele já havia demonstrado interesse anteriormente.

 

Como deve ser a minha Landing Page?

Existem três pontos fundamentais em construção de Landing Page: CTA, estética, compromisso.

  • Call To Action (CTA):

As chamadas para atenção são o links que direcionam para a Landing Page. O primeiro passo para atrair o visitante é com um bom CTA. Saiba onde colocar, e como organizá-lo.

  • Estética:

Se você realmente deseja que seu visitante se sinta atraído a entrar em sua Landing Page, é fundamental tratar da estética dela.

É preciso primeiramente chamar a atenção de quem vê.

Então, cuide de escolher as cores certas e uma boa imagem para incrementar o interesse ao clique.

Mas não se esqueça que essas páginas devem passar confiança, então não exagere nos elementos, para seu visitante não ficar desconfiado em obter seu conteúdo.

Outro ponto que promove o clique em uma Landing Page é um bom título. Não adianta ter um banner lindo, mas com um título nada atraente.

Tente títulos como “Tudo o que você precisa saber sobre…” ou “O guia completo sobre…”. Títulos bem pensados podem ser o principal motivo do seu futuro cliente ter sido estimulado a acessar sua Landing Page.

  • Compromisso:

Se a parte estética funcionou e seu visitante já se converteu em Lead, ótimo! Mas não pense que acabou por aí. É preciso ter o compromisso de entregar o material prometido.

Suponhamos que você participou de uma promoção de uma cafeteria e ganhou um Vale Capuccino Grátis. Ao chegar lá e pedir pelo seu prêmio, a funcionária diz que na verdade você receberá um suco de laranja.

Estranho, não é mesmo?

Ao receber um material diferente do prometido, há uma quebra de fidelidade. Logo, o visitante que acreditou em sua marca, já não acreditará mais.

É importante manter o compromisso de entregar o prometido como prometido.

 

Conclusão

As Landing Pages são uma boa maneira de converter leads para a sua base. Invista em criação de promoções, disponibilize conteúdos relevantes em forma de material para seus visitantes!

Apenas tome cuidado pois o uso excessivo delas pode soar apelativo, e pode poluir a sua página.

Uma estratégia bem elaborada pode ser o caminho para o seu crescimento!